twitter

Ponto por ponto

Sou do tempo em que as pessoas tinham vergonha na cara e remorsos na consciência pelos actos maldosos e indignos que praticavam. Estes “travões psicológicos” eram sinais de alerta de comportamentos desviantes que colidiam com o modelo social e educacional em vigor na época.

A máxima “pobre, mas honrado” representava bem a dignidade que o valor da honra tinha nas relações sociais. Para quem tinha honra, a vergonha não existia.

A vergonha e os remorsos ajudavam a depurar e a reorientar a conduta dos cidadãos, mesmo que se resumisse a uma dimensão mais intimista e, subsequentemente, pedagógica para os próprios evitarem possíveis recaídas.

Estes sentimentos colocavam os potenciais prevaricadores em situações de desconforto, perante uma sociedade que reagia a estas “mazelas psicológicas e morais” com severidade e com censura pública, sociedade que dava grande importância à verdade, à honra e à seriedade. Quem não tinha vergonha e remorsos era um marginal social.

Na mesma linha de pensamento, um simples cumprimento de mão era o suficiente para se selar um negócio ou um acordo e a “palavra de honra” dada a alguém, fazia fé e era usada em sinal de empenhamento de um compromisso assumido. Tudo muito simples e linear. Hoje não é assim.

As relações socais pautam-se por interesses, muitos interesses, por dinheiro e muito dinheiro. Vergonha e remorsos já não fazem parte do vocabulário deste tempo e desta democracia.

Ponto um - O maior contributo para se ter perdido a vergonha neste país foi dado, no meu ponto de vista, pelos políticos na sua generalidade e pelos autarcas de um modo particular. Durante muitos e muitos anos, os autarcas, senhores absolutos dos seus municípios, habituaram-se a comandar a seu bel-prazer os destinos das pessoas, das instituições locais e mesmo das actividades económicas.

Eram eleitos temidos pelo poder arbitrário que exerciam, praticamente sem controlo e sem escrutínio dos órgãos fiscalizadores eleitoralmente sufragados que se remetiam a uma posição de subserviência tácita e total. As Câmaras Municipais eram centrais de emprego para os familiares, amigos e apaniguados. E só para estes.

A militância repentina perfilava-se em momentos fulcrais para conseguir o seu “direito” de ter emprego, não se importando de passar antes por escalões intercalares e inferiores.

Quem ousasse contrariar a “norma” estabelecida, era perseguido ou votado ao ostracismo. E os autarcas e os seus correligionários praticavam estes actos com toda a normalidade democrática do mundo. A falta de vergonha metamorfoseou-se em desfaçatez e depois degenerou em arrogância e prepotência.

Ponto dois - Todos sabemos que os políticos mentem. Então, em cenários eleitorais, para buscar o voto, fazem promessas irreais, debitam ilusões e engendram um argumentário torpe. Quando confrontados com aquilo que pronunciam de viva voz ou através de propostas impressas em documentos, não têm pejo em negar tais coisas ou a dar-lhes um significado bem diferente. Usam uma retórica demasiado conhecida e pouco imaginativa. Cito o exemplo da palavra austeridade. Esta palavra tinha uma simbologia castradora, vingativa e ignóbil para a maioria (?) dos portugueses e, habilmente, passou a chamar-se cativações. É esta falta de vergonha e de respeito pela inteligência das pessoas que eu me insurjo aqui e sempre para contestar este atestado de estupidez e de menoridade passado pelos homens da política, sempre em proveito próprio. Agora temos esta “geringonça” que trata o povo como fosse um bando de parvos e de néscios. Tudo neste governo é desvalorizado e para tudo há um código de conduta.

Ponto três - Outra situação que acontece com alguma regularidade. Imaginemos que um político faz uma declaração infeliz num determinado contexto. Por exemplo, um virtual ministro da Educação, quando negociava com os sindicatos a contagem do tempo congelado. Dizia o tal ministro: “se os sindicatos não aceitarem a proposta dos 2 anos, 9 meses e 18 dias, então esta será retirada pelo Governo e o “apagão” será total”.

Dias depois, o banal primeiro-ministro veio a terreiro dar um significado diferente às palavras do ministro. É assim que acontece na vida política nacional. Um político diz qualquer patetice, vem depois o chefe corrigir o que se disse, dando uma outra versão às palavras proferidas: “não era bem isso que ele queria dizer”.

Ponto quatro - Se houvesse remorsos e dignidade, os banqueiros e os políticos que empobreceram e puseram o país de joelhos já tinham assumido culpas, confessado as manobras manhosas e estariam a cumprir pena. É assim que acontece nos países responsáveis e com um sistema de Justiça justo, célere e actuante.

Como estamos em Portugal, tudo demora, tudo é dilatado, tudo é manobrado, se houver dinheiro, para se evitar a cadeia. É triste, mas é a mais pura verdade. Temos casos gravíssimos de falências bancárias com mais de dez anos e por resolver. É isto que não pode acontecer, porque é um péssimo exemplo para o cidadão comum.


Autor: Armindo Oliveira
DM

DM

23 junho 2018