twitter

Paróquia de Santo Adrião restaurou imagens dos quadros bíblicos no rio Este

Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de junho de 2023, às 11:36

Capela de S. João da Ponte também foi intervencionada pela paróquia

Aparóquia de Santo Adrião colocou ontem ao público nas margens do rio Este, as imagens alusivas aos quadros bíblicos, no que se define como um dos principais atrativos das festas de São João de Braga.

Em comunicado, a Paróquia de Santo Adrião salienta que estas imagens fazem parte da re- presentação de um lado do Baptismo de Cristo, enriquecido com imagens de apóstolos e outros figurantes, e do outro lado a enorme imagem de São Cristóvão com o Menino aos ombros.

A mesma fonte sublinha que esta imagem de São Cristóvão com o Menino aos ombros recebeu novas vestes devido às cheias do ano passado de 2022 que danificaram a veste e o seu manto.

Relembre-se que no ano passado, dadas as condições climatéricas adversas e ao aumento repentino do caudal do rio, as imagens de São João Baptista e de Jesus, bem como a estrutura que as suportavam, foram rio abaixo, tendo sido as mesmas depois resgatadas com o auxílio da corporação dos bombeiros, já na zona de Ferreiros, e bastante danificadas.

Esta imaginária, executada em madeira de castanho policromada, sofreu com esse sucedido inúmeras patologias, nomeadamente na fratura e perda de alguns elementos escultóricos, bem como no desgaste e destacamento das superfícies polícromas, tendo sido alvo de um processo de intervenção e recuperação.

A intervenção de conservação e restauro , segundo fonte da paróquia de Santo Adrião, esteve a cargo de uma equipa de especialidade, sob a coordenação técnica e científica do conservador-restaurador e especialista bracarense Luís Marques, que considerou esta intervenção como fundamental para a colocação das peças em contexto de encenação bíblica.

Segundo o coordenador técnico, «durante as festividades, este conjunto escultórico está todos os anos sujeito a condições termohigrométricas nefastas à sua conserva- ção, tanto pela proximi- dade das águas do rio, como também pela elevada exposição às altas temperaturas, sendo que devido aos acontecimentos do ano anterior, essa degradação resultou em importantes perdas de elementos estruturais e escultóricos, que deixaram as imagens muito danificadas».

Este trabalho visou no seu essencial a reconstituição dos vários elementos e volumetrias em falta, quer a nível da estrutura e base de sustentação das próprias imagens, como dos elementos anatómicos, no sentido de restituir a estabilidade das peças e os elementos de continuidade, para a melhor leitura da unidade dos dois conjuntos.

No mesmo sentido, essas reconstituições foram depois alvo dos procedimentos de preparação ao nível do substrato, com os respetivos nivelamentos e consequente reintegração pictórica de continuidade.

Para a paróquia de Santo Adrião, nos responsáveis pelo zelo e conservação da Capela de São João da Ponte e todo o seu espólio, esta foi uma intervenção necessária, urgente e que a todos enche de orgulho, sendo vontade destes continuar a preservar e valorizar o património e as tradições, naquilo que é a maior festa popular bracarense.

Obras na capela de S. João da Ponte

Entretanto, a paróquia de Santo Adrião realizou obras de restauro do interior e exterior da capela de S. João Baptista no Parque da Ponte. A capela alpendrada de construção seiscentista, de planta retangular. A fachada principal termina em empena, possivelmente alteada, rasgada por portal de verga reta, inscrita, entre janelas e encimada por uma outra, aberta sobre o alpendre, suportado por colunas toscanas assente em murete. A capela integra uma série de elementos provenientes de outros imóveis, nomeadamente um retábulo lateral, o revestimento azulejar interior seiscentista, de padrão, e a estrutura retabular barroca na fachada posterior, os dois últimos pertencentes ao Convento de Nossa Senhora dos Remédios. Os retábulos são de talha neoclássica, tendo o mor sido ampliado em data mais recente com apainelados envolventes, formando três eixos.

Todo o interior tem sido restaurado nos últimos anos. Este ano procedeu-se à pintura interior, na sacristia e sala das estampas, assim como do exterior, à lavagem e preenchimento de fissuras.