twitter

Xantar aprofunda ligação turística entre Norte de Portugal e Galiza

Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 23 de novembro de 2025, às 15:01

Certame de Ourense valoriza turismo enogastronómico de qualidade.

O Norte de Portugal está a promover o melhor da sua gastronomia e vinhos na 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que termina este domingo, 23 de Novembro, na Expourense, em Ourense, reforçando a parceria histórica que a região mantém com a Galiza.

O convite para que os vizinhos galegos visitem a região e apreciem os seus melhores sabores foi feito pelo vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, José Cancela Moura, na abertura do evento, na passada quinta-feira, reunindo um total de mais de 75 expositores de Espanha, Portugal, Peru e Venezuela, com um programa composto por cerca de 120 atividades.

O responsável começou por referir que o Turismo do Porto e Norte sente-se «verdadeiramente honrado» por marcar presença nesta mostra, «que continua a afirmar-se como a grande referência ibérica – e também internacional – do turismo gastronómico».

«O Xantar tem a particularidade de juntar culturas, sabores, pessoas e destinos. E reforça e consolida uma ligação antiga e profunda entre a Galiza e o Norte de Portugal, que é muito mais do que uma ligação de vizinhança, é uma história partilhada», declarou, sublinhado que a presença da região no certame «renova uma proximidade secular», com um «abraço fraterno».

«A nossa presença no Xantar é o reconhecimento da importância da Galiza como o nosso principal mercado emissor de visitantes, mas celebra sobretudo uma parceria cada vez mais dinâmica, mais sólida e mais coesa, de que são excelentes exemplos a criação do primeiro cluster de turismo, com foco nos Caminhos de Santiago e no enoturismo, ou a cooperação transfronteiriça, materializada em sete Programas Operacionais de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEC)», afirmou.

O dirigente enfatizou que essa ligação traduz-se na força da delegação do turismo nortenho, que «integra um número crescente de municípios, restaurantes, produtores e parceiros, que fazem da região um destino imperdível para quem gosta de comer bem e beber melhor». Integrados no stand da entidade regional de turismo participam Esposende, Guimarães, Monção, Mondim de Basto, Matosinhos e Montalegre. Braga, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Felgueiras, Alijó e Vila Real têm stand próprio.

Ao longo de quatro dias, a região proporciona mais de 50 experiências enogastronómicas, que mostram que o Norte é «um território autêntico, de gente que acolhe com alma e partilha com orgulho, onde cada sabor conta uma história e cada aroma guarda uma memória», disse.

 

Braga promove próxima edição da AGRO

A promoção da 58.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que vai decorrer de 26 a 29 de março de 2026, no Forum Braga, é o destaque principal da participação bracarense no 26.º Xantar.

Mantendo a tradição, a participação da InvestBraga e do Município de Braga com um stand próprio neste evento reforça o posicionamento da cidade como «destino gastronómico e turístico de referência, para além de divulgar a atividade do Forum Braga enquanto palco de grandes feiras e congressos».

Em declarações ao Diário do Minho, o coordenador comercial de Feiras e Eventos da InvestBraga, Henrique Martins, explicou que a presença no Xantar surge na sequência da parceria e intercâmbio de longa data com a Expourense, sendo que o parque de exposições galego marca presença na AGRO.

«A presença no Xantar é uma forma de captar visitantes para Braga», afirma, explicando que, num certame dedicado à enograstronomia, faz todo o sentido promover uma feira que, para além da área da agricultura, tem uma forte vertente de alimentação.

Este responsável destaca que a AGRO continua a ser um certame emblemático no calendário de feiras do Forum Braga, com enorme repercussão para além das fronteiras da região. «É uma feira que, em 2025, contou com 55 mil visitantes em quatro dias, representando um crescimento de mais de 5 mil visitantes em relação a 2024», recorda.

O responsável adianta que a preparação da próxima edição já está em curso, com bastantes expositores inscritos. A edição de 2026 vai contemplar um alargado programa de conferências, demonstrações, degustações e concursos pecuários, reforçando a sua importância como evento âncora para o setor. «Uma feira como a AGRO, devido a tudo aquilo que envolve, implica um trabalho anual. Quando acaba uma edição, temos de começar logo a trabalhar na próxima», destaca.

Com mais de 25 mil m² de exposição, dos quais 15 mil m² dedicados a expositores, a AGRO volta a afirmar-se como «a grande feira agrícola do Norte de Portugal e uma das mais relevantes do Noroeste Peninsular». Certificada pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry e integrada na Eurasco, a AGRO reúne anualmente agricultores, criadores, produtores, empresas dos setores agroalimentar e pecuário, importadores, especialistas e público geral.

 

Arcos de Valdevez convida para delícias da gastronomia

Com stand próprio, Arcos de Valdevez volta a apostar neste importante evento ibérico como montra das suas potencialidades, convidando os turistas para a iniciativa “Arcos à Mesa 2026”, com o cozido (31 de janeiro e 1 de fevereiro), cabrito (18 e 19 de abril), cachena e feijão tarreste (15 a 17 de maio), pica no chão (24 e 25 de outubro) e rojões e papas de sarrabulho (28 e 29 de novembro).

Para além de uma demonstração ao vivo da confeção da emblemática cachena, sublinhado o papel desta raça sustentável na gastronomia moderna, o concelho aproveita a mostra para apresentar ao mercado galego um conjunto de produtos menos divulgados, como explica Luís Lima.

«Mostramos que o concelho de Arcos Valdevez é, sem dúvida, uma referência no Norte de Portugal na área da gastronomia», afirma.

Com um intenso programa ao longo dos quatro dias do certame, o concelho já apresentou o milho e o feijão tarreste, convidando os visitantes a provarem biscoitos, bolo e broa de milho e pastéis de feijão, bem como as delícias da doçaria, com degustação de bolo de discos e charutos dos Arcos e dos doces de romaria (pão-de-ló de Soajo e doce sortido).

De forma a suscitar interesse para novos produtos, promoveu uma apresentação da Citroo Foods, produtor de cítricos exóticos, como limão caviar, lima kaffir e kumquat. O mel também marcou presença, com um momento com mel, favos de mel, pólen de abelha e creme de mel.

Para hoje, está prevista a divulgação dos vinhos, prova de enchidos, com chouriça de carne assada em aguardente, e a trilogia da montanha, com alheira de cachena, queijo de cabra e mel.

 

Viana do Castelo espera visitantes na época de Natal

Viana do Castelo também está presente com um stand próprio, onde são apresentadas as iguarias e os vinhos do concelho, de forma a consolidar a relevância que os visitantes galegos têm para o turismo do concelho, apesar do aumento dos turistas tanto de outras zonas de Espanha e como de países, explica Luís Moura Serra.

A divulgação da animação de Natal é uma das tónicas da participação vianense, convidando os turistas a conhecerem a cidade numa época em que esta assume um brilho especial.

A programação do concelho no Xantar inclui uma demonstração da confeção de bacalhau à Viana e degustações da Torta de Viana (produto certificado) da Dona Farinha Cake Design, das Conservas da Vianapesca – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo e dos enchidos da Dona Rosa Fumeiro.

Os vinhos da Casa da Reina estiveram em destaque, com uma prova comentada, que deu a conhecer este produtor de vinhos biológicos, com quatro hectares e meio de vinhas entre Chafé e Vila Nova de Anha.

O produtor Cristiano Lima refere que os vinhos surgiram como forma a rentabilizar os terrenos da família, em articulação com a casa de turismo rural.

Com rótulos desenhados por Armindo Lima, a marca tem no mercado um Loureiro escolha, um Alvarinho escolha e um “blend” de Loureiro e Alvarinho.

 

Monção divulga eventos do concelho

Integrado no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o concelho de Monção lançou o calendário de eventos para 2026, composto pela Semana do Bacalhau (24 e 25 de janeiro), Carnaval na Praça (15 e 16 de fevereiro), Rali à Lampreia (21 e 22 de fevereiro), Tarde Etnográficas (19 e 26 de abril e 3 de maio), Festa da Coca (4 a 7 de junho), Feira do Alvarinho (2 a 5 de julho), Mês do Cordeiro (3, 4, 10 e 11 de outubro) e Programação de Natal (27 de novembro a 3 de janeiro de 2027).

Rita Alves e Irene Vaz explicam que, tendo em conta a natureza do certame, o foco é a promoção da gastronomia e vinhos, com uma demonstração do Cordeiro à Moda de Monção e a degustação de roscas, fumeiro e broa tradicional, como forma de atrair visitantes ao concelho.

Um dos pontos altos desta programação foi uma prova de vinhos a cargo do enólogo Élio Lara, que apresentou o seu projeto By Élio Lara.

Com sede em Monção, a empresa começou na época da pandemia, com o objetivo de fazer «vinhos diferentes, vinhos fora da caixa, o que aporta a capacidade de chegar a mercados que os clássicos não abrangem», conta ao Diário do Minho.

Num portefólio composto por «dez referências em pequena escala» consta um Alvarinho em barricas de castanheiro, que foi considerado o melhor vinho de Portugal pela revista Vinum, de Zurique, há dois anos.

Fruto dos conhecimentos adquiridos durante a formação na Nova Zelândia, Chile e França, o enólogo quis «avançar com um projeto diferente e arranjado», que passa por ter, para além dos alvarinhos, vinhos e espumantes de Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Com uma produção total de cerca de 40 mil garrafas, a marca vende em Portugal e exporta para sete países, entre os quais Espanha, Canadá, Estados Unidos, França e Suíça.

 

Esposende destaca produtos locais de excelência

Por seu turno, Esposende leva a Ourense a alimentação atlântica e os pratos de peixe e marisco, num convite para que os turistas galegos descubram os excelentes produtos do concelho e a sua oferta em termos de restauração, diz José Costa.

Na parte da alimentação, destaque para o projeto ESLOCAL, que incentiva a produção e o consumo de produtos endógenos.

Ao longo dos quatro dias do evento decorrem ações de animação e degustação de produtos locais do concelho, nomeadamente vinhos, queijos e doçaria.

Em conjunto com a gastronomia e os vinhos, o município divulga temáticas como o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela e a Estação Náutica de Esposende, para além da riqueza natural e cultural que o concelho possui. Esta iniciativa encontra-se integrada no Plano de Ação do Turismo de Esposende 2023-2027.

 

Guimarães alia gastronomia, enoturismo e património

 

A degustação de doces conventuais – torta de Guimarães, toucinho do céu e douradinha – convida os visitantes a conhecerem a «rica, diversificada e tradicional» oferta da gastronomia de Guimarães, referem Vânia Fernandes e Lígia Azevedo.

Com um leque de oito quintas pertencentes à rede de enoturismo, esta participação inclui provas de vinhos, de forma a «consolidar ainda mais este mercado de proximidade».

Através da realidade virtual, Guimarães permite que os visitantes da feira descubram a cidade-berço, o seu património, cultura e autenticidade, num convite para que depois visitem o concelho.

Em Guimarães, em termos turísticos, o mercado mais predominante é o espanhol, notando-se o aumento de visitantes do Norte da Europa, Holanda e Polónia.

 

Xantar afirma Ourense como epicentro do turismo enogastronómico

O diretor do Xantar, Rogelio Martínez, destaca que, com um percurso de 26 anos, o Xantar afirma-se como uma das iniciativas com maior longevidade no calendário de feiras de Espanha.

O gerente da Expourense adiantou que esta edição proporciona quatro dias de intensa atividade, com uma programação que visa promover a nível internacional a gastronomia galega, portuguesa e dos países da América Latina que participam no evento.

A iniciativa, defendeu, transforma Ourense no «epicentro do turismo enogastronómico da Península Ibérica», apostando na promoção dos produtos de qualidade, sustentáveis e quilómetro zero.

As novidades desta edição são o mercado enogastronómico, no qual os visitantes podem encontrar comida portuguesa, galega, venezuelana, mexicana e peruana, e uma zona infantil com insufláveis, jogos e monitores, para que as famílias possam desfrutar da visita ao certame.

O espaço conta também com três restaurantes, salas para demonstrações culinárias e provas de vinhos, espaço para apresentação de festas gastronómicas e um stand com os melhores vinhos da Galiza. Os serões são animados com uma programação musical.