Após cinco anos, Rafael Amorim deixa o cargo de primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) com sentimento de missão cumprida e o orgulho de, juntamente com a sua equipa, ter colocado aquela entidade «no mapa», conferindo-lhe «reconhecimento internacional». Bruxelas é, a partir de 8 de janeiro, a missão que se segue, enquanto conselheiro técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia. Em entrevista ao Diário do Minho, fez um balanço do trabalho efetuado e uma antevisão do que poderá estar por vir.
Salientando que «ficam sempre coisas por concretizar», Rafael Amorim fez um «balanço muito positivo», desde logo ao nível da dimensão humana e profissional. «A parte humana para mim é a mais importante e tive a sorte de ter entrado na CIM Cávado já conhecendo algumas das pessoas que estavam aqui dentro. Mas, sobretudo, a noção de que tive uma entrada muito suave, com uma equipa nova, gente muito dinâmica, com muita vontade de trabalhar, e foi uma questão apenas e só de afinar um bocadinho para onde é que eu queria ir e organizar as coisas internamente e o trabalho foi todo feito», começou por salientar, enaltecendo esta ligação emocional com as pessoas, que considera mais importante do que o reconhecimento técnico em si.
No fundo, o sentimento é o de «trabalho feito à conta de uma boa equipa que se uniu com um objetivo comum, com o qual se identificou». «A dimensão mais importante que eu levo aqui destes últimos cinco anos é esta parte emocional, esta parte humana», vincou, estendendo esta relação não só aos 24 colaboradores da CIM Cávado, mas às várias entidades com as quais se vão estabelecendo relações, algumas quase que diariamente, desde a ATHACA à InvestBraga, Esposende 2000 ou Pentágono Urbano, entre outras.
Outra «satisfação» destacada por Rafael Amorim refere-se ao envolvimento, sobretudo a partir de 2021, em redes de cooperação europeias, o que considerou um «marco de afirmação internacional» com efeitos, desde logo, nos convites que a CIM Cávado tem recebido para estar presente em fóruns internacionais.