Pedalar regularmente é uma forma fácil e agradável de se manter saudável e em boa forma física. Nesta rubrica fazemos uma breve revisão dos benefícios salutares que pode obter enquanto passeia de bicicleta:
1 - Efeito protetor a nível cardiovascular: pedalar regularmente causa o fortalecimento do músculo cardíaco, diminuição da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca em repouso, melhoria da vascularização periférica, só para enumerar alguns; todos estes factores ajudam a proteger a saúde do seu coração e dos seus vasos.
2 - Efeito protetor a nível pulmonar: o exercício aeróbio regular promove uma melhoria da função pulmonar, favorecendo a melhoria das trocas gasosas e levando a uma diminuição da frequência respiratória durante e após o exercício
3 - Peso controlado: andar de bicicleta regularmente vai baixar a percentagem de gordura corporal, baixar os níveis de colesterol, diminuir o risco de diabetes mellitus; como consequência o risco de outras doenças como enfartes cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou certos cancros diminui.
4 - Fortalecimento muscular: pedalar fortalece de forma global todos os músculos dos membros inferiores; para além dos membros inferiores, para estabilizar a bicicleta durante o movimento, são utilizados igualmente os músculos dos braços e do tronco.
5 - Efeito protetor a nível articular: ao contrário da corrida, pedalar permite obter os benefícios do exercício com um menor impacto a nível articular; a resistência dos pedais retira o impacto do solo e permite fortalecer os músculos dos membros inferiores, com um impacto mínimo para os joelhos e ancas.
6 - Melhoria do equilíbrio – o equilíbrio tende a diminuir com a idade e com o sedentarismo; ao estabilizar o corpo para andar de bicicleta estamos a treinar o equilíbrio e as funções visuo-espaciais; A manutenção de bom equilíbrio e coordenação ao longo dos anos é benéfico para a prevenção de quedas e fracturas no futuro.
7 - Diminuição dos níveis de stress e ansiedade – o exercício aumenta os níveis gerais de endorfinas, que são substâncias neuroendócrinas que promovem o bem estar, melhoram o humor e reduzem o stress e ansiedade.
8 - Melhoria do sono – um dos factores implicados para a melhoria da qualidade do sono são precisamente a redução dos níveis de stress e ansiedade; para além disso andar de bicicleta previne o aumento de peso, que é outro dos factores de risco implicados para uma diminuição na qualidade do sono.
A conclusão é simples como andar de bicicleta! Volte a pedalar. Se não sabe, as aulas de iniciação à bicicleta são gratuitas e para todas as idades, no primeiro sábado de cada mês, na praça da justiça.