twitter

Sete Fontes será epicentro de programa de comemorações do Dia Mundial da Água

Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 18 de março de 2024, às 17:03

O Dia Mundial da Água será celebrado com um programa de atividades no sábado, 23 de março

Este ano, o  Dia Mundial da Água será celebrado em Braga de forma diferente, com um programa de atividades cujo epicentro será, simbolicamente, o Parque das Sete Fontes, onde se encontra o ancestral sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga, uma obra hidráulica do século XVIII. As atividades unem a AGERE, a Associação Juvenil de Gualtar e a Associação JovemCoop, contando ainda com o apoio da Junta de  Freguesia de São Victor e da Câmara Municipal de Braga.

O programa, que hoje foi apresentado nas Sete Fontes, desenrolar-se-á no dia 23 de março, embora do Dia Mundial da Água se celebre no dia 22. Contudo, sendo o dia 23 um sábado, as iniciativas poderão assim alcançar um maior número de pessoas, incluindo crianças, que já se encontram em período de férias da Páscoa.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Morais, o evento insere-se num programa mais alargado de comemoração dos 25 anos da AGERE,  que incluirá a realização de alguns protocolos ainda esta sexta-feira. 

O grande objetivo desta iniciativa é  comemorar o Dia Mundial da Água, dando a conhecer aos participantes a História e a importância das Sete Fontes. O programa foi também concebido para sensibilizar e consciencializar crianças e adultos para a importância da água, enquanto recurso natural indispensável à vida, mas ainda assim esgotável, sendo por isso necessário preservá-lo para que esteja disponível para as próximas gerações.

Rui Morais vincou a importância das parcerias com a Associação Juvenil de Gualtar, a JovemCoop, a Junta de Freguesia de S. Victor e outras entidades, para salvaguardar as Sete Fontes, enquanto «espaço que é de todos»

O programa concebido para o dia será variado e incluirá tertúlias,  aulas de yoga, um ateliê de pintura,  visitas guiadas às mães de água e um ateliê de pintura.

Também o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, concentrou a sua mensagem na importância da água, dirigindo-se preferencialmente às crianças que ontem visitaram as Sete Fontes, no âmbito do “Executivo Júnior.

Ricardo Silva recordou a iniciativa “Abraço às Sete Fontes”, realizada em 2011, considerando que 13 anos depois desta ação que foi fundamerntal na defesa das Sete Fontes, é indispensável «continuar a dinamizar atividades que promovam não só a defesa da qualidade da água, mas que também promovam o conhecimento deste espaço verde».

Referindo-se em concreto ao programa para este dia 23 de março, Ricardo Silva afirmou que houve a preocupação de dar a conhecer o exterior, mas também o interior das minas, onde a água brota, e é possível melhor conhecer o ciclo da água.

Salientando que as Sete Fontes foram o último monumento nacional a ser classificado no território de Braga, em 2011, Ricardo Silva voltou a apelar à responsabilidade de o preservar e promover, fruto de um conjunto de sinergias.

Foi Miguel Soares, da Associação Juvenil de Gualtar, quem deu a conhecer mais ao pormenor o programa do dia 23 de março, que arranca às 9h30 com uma aula de yoga, seguindo-se, às às 10h30 a Escolinha de Teatro da Associação Juvenil de Gualtar e às 11h00 uma tertúlia com o presidente do Conselho de Administração da Agere, Rui Morais.

Pelas 14h30 decorrerá uma aula de pilates, e às 15h30 uma atividade da Casa da Ciência de Braga, terminando o dia termina com uma tertúlia.

Entre as 10h00 e as 16h00 decorrerá ainda uma visita guiada às sete Fontes, com a presença da mascote da Agere, Cristalina, e dos aguadeiros da empresa municipal.Ao longo do dia decorrerão atuações de tunas estudantis e um ateliê de pintura.

O Município de Braga foi representado por João Alcaide que enalteceu a iniciativa “Executivo Júnior”, da Junta de Freguesia de S. Victor, que considerou «fundamental para promover a participação cívica, que deve começar cada vez mais cedo».

Agradeceu também o desafio lançado pela Associação Juvenil de Gualtar para a comemoração do Dia Mundial da Água, considerando que o programa foi bem desenhado, incluindo atividades físicas e culturais, e voltou a salientar a importância de criar sinergias e parcerias não apenas para assinalar este dia, mas também para defender este património.