twitter

Estação ferroviária, cidade submersa e estufa são atrações da feira de legos de Braga

Estação ferroviária, cidade submersa e estufa são atrações da feira de legos de Braga galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 16:39

Construções da 6.ª Braga Brick Fan Event utilizam mais de 8 milhões de peças

O Forum Braga volta a receber, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a Braga Brick Fan Event, feira que é considerada a maior exposição ibérica de construções com peças Lego.

Organizada pela InvestBraga, a feira apresenta várias construções temáticas, algumas delas exclusivas,  distribuídas pelos 5 mil metros quadrados do pavilhão.

Ao todo são mais de 8 milhões de peças que dão forma a dezenas de construções, parte delas da autoria de 24 AFOL’s (fãs de legos adultos), numa  feira que promete proporcionar uma experiência única para os visitantes.

Nesta sexta edição, o evento apresenta-se «maior e mais diversificado, reunindo expositores, criadores, marcas e famílias, num ambiente lúdico e inspirador», disse Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, ontem, na apresentação do evento à imprensa.

Entre as novidades, destacam-se uma cidade de legos submersa num aquário gigante, uma estufa real (de estilo inglês) onde os visitantes poderão apreciar peças de legos alusivas à botânica e uma piscina gigante com 40 barcos, adiantou José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga. 

A feira apresenta ainda como grande atração uma réplica da Estação ferroviária da Luz, de S. Paulo, Brasil, numa criação do alemão Jakob Escher, um dos maiores construtores e aficionados de legos do mundo. 

«Esta é uma das maiores construções da Braga Brick 2025. É constituída por 160 mil peças Lego e pesa 125 quilos», destacou José Olímpio.

Como novidade, os visitantes poderão apreciar também a recriação de uma rocinha, de Custódio Rei, um construtor brasileiro; peças alusivas ao Natal, circo e zoo, de Paulo Nunes; fachadas de edifícios nacionais, incluindo de Braga (Pedro Nascimento); construções Technic e Star Wars (Vítor Rodrigues, DC Júnior e Nuno Taborda) e Bombeiros (Félix Carvalho).

Martin Mera, um jovem de Ourense (Galiza), estará presente com dezenas de veículos motorizados e comandados por rádio controlo, numa zona em interação com o público. 

Já João Silva, dinamizará uma área dedicada ao mundo 3D, demonstrando como construir peças de lego em três dimensões, desde o desenho até á programação e impressão, enquanto Pedro Costa estará presente com um conjunto de fotografias de construção lego, onde se destacam mini figuras.

Jorge Reis, um dos construtores de legos presente deste a primeira edição e consultor técnico da feira, é o AFOL que mais peças vai ter em exposição, com destaque para a recriação do exterior do Forum Braga (seis mil peças) que foi ontem revelada em primeira mão e serviu de cenário à apresentação da 6.ª Braga Brick Fan Event.

Aos jornalistas disse  que estas peças «mais do que brinquedos, são uma ferramenta poderosa de aprendizagem, de superação e de expressão criativa».

«A Braga Brick é um espaço onde o talento se constrói peça a peça e onde podemos mostrar o nosso trabalho ao mundo», acrescentou Jorge Reis.

José Olímpio aludiu para a «singularidade da Braga Brick face a outras feiras do género», pela «experiência que oferece ao visitante».

«Aqui, as construções não estão apenas dispostas sobre mesas — cada uma é envolvida num ambiente próprio, pensado para realçar a sua temática. Todas as peças são feitas com rigor e pormenor. Não queremos construções em tamanho, mas peças bem definidas, primamos pela qualidade. Queremos marca pela diferença»,acrescentou o diretor operacional da InvestBraga. 

Além da exposição principal, o evento contará com simuladores de realidade virtual 9D, uma Fun Zone dedicada à construção e personalização de mini-figuras, arte ao vivo com o grafitter catalão Werens, caricaturas gratuitas com o cartoonista Adão Silva, e uma zona de restauração com crepes, pizzas, doces e pipocas, num ambiente pensado para toda a família.

Carlos Silva  destacou «a dimensão e a singularidade» do evento, que ultrapassa fronteiras e continua a crescer a cada edição, bem como o a « importância de oferecer espaços dedicados à formação» como o “Brick of Inclusion”, um projeto educativo que será desenvolvido, pela primeira vez nesta feira, em parceria com a FAJUB -  Federação das Associações Juvenis de Braga.

Este programa, que envolve 22 técnicos de juventude de Portugal, Espanha, Dinamarca e Roménia,   utiliza as peças Lego como ferramenta de aprendizagem, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo entre gerações e culturas.

O administrador executivo da InvestBraga desafiou as escolas a levarem os alunos à Braga Brick, que reservou um dia para as crianças com bilhete a um preço especial.

A InvestBraga espera receber entre 16 e 20 mil visitantes, ao longo dos três dias. O evento contará ainda com a presença do apresentador Jorge Gabriel, embaixador oficial da feira.

Carlos Silva recomenda às famílias que visitem a Braga Brick durante a manhã, período em que poderão ter «mais qualidade na experiência de visita» dado a menor afluência ao pavilhão. 

A feira decorrerá na sexta-feira das 10h00 às 20h00, no sábado das 10h00 às 22h30 e no domingo das 10h00 às 20h00.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Forum Braga e em toda a Meo Blue Ticket (2 euros para crianças dos 4 aos 10 anos e 3,5 euros a partir dos 11 anos). Até aos 3 anos a entrada é gratuita.