Um projeto de cooperação entre o município de Braga e o departamento de Sociologia da Universidade do Minho permitiu realizar um estágio intitulado “Pobreza energética das famílias em bairros sociais de Braga”, tendo em vista conhecer a realidade que a pobreza energética provoca no quotidiano dos indivíduos e ainda de como podem ser satisfeitas as necessidades básicas dos residentes, através de programas de ajuda pública e de apoio financeiro a quem se encontre em situação de risco económico.
Para o tratamento dos dados e desenvolvimento da investigação, recolheu-se informação original sob a forma de entrevista por questionário a uma amostra específica estatisticamente significativa da população, dos moradores dos conjuntos habitacionais dos bairros sociais das Andorinhas e Enguardas, de modo a obter as perceções dos inquiridos sobre a sua situação energética e económica e o conforto/desconforto térmico das suas casas.
Segundo o município, «privilegiou-se o método da investigação-ação com o propósito de estabelecer contato direto com a(s) realidade(s) energéticas e, em conjunto com os moradores, encontrar respostas governamentais e municipais para o combate à pobreza energética». Para além disso, acrescenta, «recorreu-se à observação direta dos edifícios que se completou com a análise documental (mapas, plantas e fotografias) para caracterizar os bairros e a entrevistas por questionário».
Na Semana do Clima, que se realiza de 23 a 29 de setembro, terá lugar uma campanha, nos referidos bairros sociais, para sensibilizar os residentes para soluções práticas, apresentando ideias para melhorar a sua situação energética. Esta ação compreende uma sessão teórica de sensibilização e visitas aos apartamentos de quem se mostrar interessado, o que, segundo o município, será realizado com o apoio técnico da Cooperativa Coopérnico, ao abrigo do programa europeu “Sun4All”.