twitter

Musical ajuda projeto social da Delegação de Braga da Cruz Vermelha

Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 24 de maio de 2023, às 19:01

Jovens afegãos, acolhidos em Braga, participam no espetáculo no Auditório Vita.

A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Academia Allegro apresentam no próximo domingo, dia 28 de maio, no Espaço Vita, em Braga, o musical “Divas On Broadway”. Trata-se de um espetáculo de cariz solidário, cuja receita reverte a favor da Delegação de Braga da CVP para apoiar o seu projeto dos Apartamentos de Autonomização.

O musical é apresentado a partir das 17h30 e conta com a participação de quatro jovens músicos do Afeganistão, acolhidos pela Delegação de Braga CVP. 

Na apresentação do evento, ontem, na sede da Delegação, o presidente, Armando Osório, lembrou que os Apartamentos de Autonomização são uma resposta desta Instituição que surge do trabalho de parceria com o Instituto de Segurança Social e com o Alto Comissariado para as Migrações, no âmbito do Acolhimento de Crianças e Jovens Estrangeiros Menores Não  Acompanhados, provenientes quer dos campos de refugiados da Grécia, quer do Afeganistão, pertencentes ao grupo de estudantes da Orquestra ANIM.

Maria João Barreto, da Academia Allegro, convidou a comunidade a auxiliar este projeto de autonomização e promotor da inclusão social da Delegação de Braga da CVP.

«Estes músicos merecem muito destaque, são de grande relevo, tratam com muito rigor e respeito a sua música, e merecem todas as condições para poderem trabalhar e para isso precisam das melhores condições de habitabilidade», disse.

A Câmara Municipal de Braga associa-se a esta iniciativa, por ser cultural e ter inerente uma causa solidária. Ana Ferreira, Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara de Braga, salientou que a Delegação de Braga da CVP é «um parceiro fundamental» com quem a autarquia tem trabalhado em conjunto em vários projetos.

Afirmando que através da cultura é possível intervir noutras áreas, enalteceu a Academia Allegro por aliar a dinamização cultural à parte solidária e social, através dos seus alunos e professores, «com o objetivo de ajudar».

Neste caso são jovens músicos estrangeiros que vieram para Braga sem «qualquer apoio familiar» e que frequentam escolas da cidade, residindo em Apartamentos de Autonomização.

Ana Ferreira convidou também os bracarenses e não só a assistirem a este espetáculo de cariz solidário, que acontece no Dia Internacional do Brincar. A entrada custa 5 euros. 

«Com 5 euros podemos fazer a diferença na vida destas crianças», rematou David Rodrigues, adjunto executivo da Delegação de Braga da CVP.

O responsável pelos Apartamentos de Autonomização, Raul Maia, lembrou que os jovens estrangeiros que desde o verão de 2022 estão em Braga foram integrados em várias instituições da cidade. Os quatro do Afeganistão, a cargo da CVP de Braga, tem 16 e 17 anos.

«Passamos a ter quatro vidas à nossa responsabilidade. Os pais destes jovens estão longe e as expetativas de os reencontrar geram muitas ansiedades, muita dificuldades», notou.

Raul Maia acrescentou que «todos os contributo são poucos para responder a todas as necessidades básicas, garantindo o processo educativo e o trabalho ao longo do tempo, tendo em vista a autonomização destes jovens no contexto social».

“Divas On Broadway” é uma produção da turma de teatro musical da Academia Allegro, que conta com 19 intérpretes, apoiados por três professores: Maria João Barreto, Diogo Rosas (encenador e argumentista) e Joana Lago (coreógrafa).

O musical proporciona uma viagem pela história do teatro musical da Broadway (Nova Iorque) desde 1935 até 2020. Abrange canções emblemáticas como “Porgy and Bess”, Sound of Music”, “West Side Story”, “Babes In Armas”, “Les Miserables”, “Dreamgirls” “Hamilton”, entre outras.