twitter

Braga Romana vai contar com visita à "cidade perdida"

Braga Romana vai contar com visita à "cidade perdida"
Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 15 de maio de 2024, às 10:18

Evento com entrada livre

Decorre no próximo sábado a visita guiada pela Cidade Perdida, uma iniciativa do Itinerarium - Conhecer Braga pelo Património, com entrada livre.

A iniciativa, uma parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Minho, surge no âmbito da Braga Romana, e arranca pelas 10h00, com ponto de encontro nas Termas Romanas do Alto da Cividade. As inscrições devem ser feitos através do link

Neste percurso por “Bracara Augusta: a cidade romana”, os participantes serão acompanhados pela professora e investigadora de Arqueologia na Universidade do Minho, Fernanda Magalhães, e conta com a curadoria científica da Dra. Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da UMinho.

O Itinerarium divide-se em 4 eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense.

Ao longo dos últimos 48 anos foram realizadas, em Braga, um número significativo de escavações, dirigidas pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e, a partir de 1992, também pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga, no âmbito do “Projecto de Salvamento de Bracara Augusta”.

No decorrer deste período, foi reunido um considerável acervo de informação que proporciona a reconstituição da evolução urbanística de Bracara Augusta, a caracterização da arquitectura pública e privada, do sistema hidráulico e a análise das actividades económicas e do mundo funerário.