A Liga Eucarística da paróquia de S. Julião da Lage, no arciprestado de Vila Verde, reforçou este domingo a sua presença e vitalidade com a entrada de 11 novos liguistas, numa celebração que coincidiu com a Festa do Batismo do Senhor.
A cerimónia de admissão decorreu durante a Eucaristia comemorativa do aniversário do Núcleo, que assinalou 58 anos do Sector dos Homens, 47 anos do Sector das Senhoras e 8 anos do Grupo de Jovens “Mundo Novo”. Com a integração de Aida Vieira, Isilda Lopes, Francisco Justino Silva, Cândida Rocha, Daniela Braga, Gabriel Rodrigues, Maria Luísa Magalhães, Rosa Pinto, Helena Fernandes, Carlos Oliveira e Cátia Monteiro, o Núcleo da Lage passa a contar com 25 liguistas, para além de 12 jovens.
A celebração foi presidida pelo pároco da Lage, padre Mateus Tavares, que felicitou o Núcleo por mais um ano de entrega e missão, saudando de forma especial os novos membros adultos, masculinos e femininos, pela sua adesão ao movimento. Na homilia, o sacerdote desafiou todos a serem «corajosos apóstolos da Eucaristia», testemunhando a mensagem de Cristo no quotidiano.
O pároco apelou ainda à comunidade local para que acolha e abrace a Liga Eucarística da Lage «com carinho e amor», de modo a que todos possam caminhar unidos a Cristo e em Cristo.
«Hoje [ontem] renovamos o nosso batismo e Deus tem sempre uma missão para nós: ir ao encontro dos mais vulneráveis, dos doentes e dos pobres», sublinhou.
Celebração do Aniversário da Liga da Lage contou com a presença de luiguitas vindos de Amares, Braga, Guimarães e Vieira do Minho e Vila Verde
Presente na celebração, Joaquim Monteiro, presidente da Direção Diocesana da Liga Eucarística de Braga, felicitou os novos membros da Liga e garantiu que a família liguista continuará empenhada no engrandecimento do Núcleo da Lage. Aproveitou ainda para convidar todos os interessados a integrar a Liga Eucarística, um movimento eclesial centrado na adoração ao Santíssimo Sacramento.
«Nós somos adoradores do Santíssimo, amamos Jesus Eucaristia e louvamo-Lo de todas as formas possíveis. Nunca é demais trabalhar para o Senhor», afirmou.
Joaquim Monteiro agradeceu também a presença e representação de vários Núcleos da Arquidiocese de Braga nesta celebração, nomeadamente Ferreiros de Amares, Ferreiros de Braga, Souto S. Salvador (Guimarães), Moure (Vila Verde), S. Vicente de Braga, Dume de Braga, Mosteiro (Vieira do Minho), S. Lázaro de Braga e Goães de Vila Verde, este último igualmente representado pelo grupo de jovens da Liga.
Durante a cerimónia, a Direção Diocesana entregou aos novos liguistas o emblema da Liga Eucarística, para uso na lapela, incentivando-os a ostentá-lo com «orgulho», bem como o Terço da Liga Eucarística, convidando à oração diária pela Liga, pela paz no mundo e pela unidade da Santa Igreja.
Na admissão, os novos membros comprometeram-se a «promover o desenvolvimento da Liga Eucarística por todos os meios ao seu alcance», procurando que esta seja um «instrumento eficaz para estabelecer um cristianismo autêntico em todas as estruturas da vida da comunidade de S. Julião da Lage».
A Eucaristia de aniversário ficou ainda marcada pela evocação dos liguistas do Núcleo já falecidos, com particular destaque para Fernando Ribeiro Gomes, um dos sócios fundadores, falecido recentemente a 7 de janeiro de 2026, aos 94 anos. Na homenagem, foi lida uma mensagem de reconhecimento pelo seu legado, compromisso, dedicação e testemunho exemplar, recordando-o como um verdadeiro «missionário eucarístico», cujo exemplo deve continuar a inspirar os liguistas.
A celebração incluiu também a bênção de uma imagem de S. Pier Giorgio Frassati, adotado como padroeiro da Liga Eucarística da Lage, que ficará na igreja paroquial para veneração dos liguistas e de toda a comunidade.
Recorde-se que Pier Giorgio Frassati (1901-1925), membro da Liga Eucarística, foi canonizado a 7 de setembro de 2025, na Praça de São Pedro, no Vaticano, juntamente com S. Carlo Acutis, pelo Papa Leão XIV. Natural de Turim, destacou-se por uma vida profundamente marcada pela Eucaristia, pela devoção mariana e pelo serviço aos mais pobres, sendo também conhecido pela sua paixão pelo alpinismo.
A Eucaristia foi solenizada pelo Grupo Polifónico da Paróquia da Lage, que preparou um repertório de cânticos adequados à Festa do Batismo do Senhor e à celebração do aniversário da Liga Eucarística da Lage.
No final, houve um pequeno convívio em que foram cantados os parabéns ao Núcleo.