O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura realiza na Casa Domus Carmeli, em Fátima, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, a 19.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, intitulada “Para além do algoritmo”.
O encontro pretende refletir sobre o papel da Inteligência Artificial ao serviço da pessoa humana e da sociedade, salvaguardando a sua dignidade e desenvolvimento integral.
«O desenvolvimento e a utilização da IA devem defender a dignidade humana e promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Nesse contexto, a inteligência humana torna-se mais claramente compreendida como uma faculdade que faz parte integrante da forma como a pessoa como um todo se relaciona com a realidade. Um envolvimento autêntico requer abraçar toda a amplitude do ser: espiritual, cognitivo, corporal e relacional (cf. DDF & DCE, Antiqua et Nova)», pode ler-se na apresentação do evento.
O tema vai ser abordado nas perspetivas da ciência, fé, arte e cultura e direção musical por Henrique Leitão, Pilar Gordillo, Joana Carneiro e Isabel Maria Alçada Cardoso.
Haverá igualmente uma performance artística, com João Maria Carvalho.