twitter

Liga Eucarística da Lage anuncia S. Pier Giorgio Frassati como seu padroeiro

Liga Eucarística da Lage anuncia S. Pier Giorgio Frassati como seu padroeiro galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 09 de janeiro de 2026, às 18:05

Na festa de aniversário, no próximo domingo

O núcleo da Liga Eucarística da Paróquia de São Julião da Lage, no arciprestado de Vila Verde, vai adoptar S. Pier Giorgio Frassati como padroeiro, no dia da festa de aniversário da sua fundação, este domingo, 11 de janeiro. A cerimónia decorrerá durante a Eucaristia das 10h15, na igreja paroquial, presidida pelo padre Mateus Tavares, pároco da Lage, e ficará marcada ainda pela bênção de uma imagem de S. Pier Giorgio Frassati, que ficará na igreja para veneração dos liguistas e de toda a comunidade.

Na mesma cerimónia, sete novos membros irão integrar o núcleo da Liga Eucarística da Lage.

Este aniversário reveste-se, assim, de particular significado para a Liga, tanto mais que o jovem Pier Giorgio Frassati (1901-1925) foi membro da Liga Eucarística, tendo sido canonizado a 7 de setembro de 2025, na Praça de São Pedro, no Vaticano, juntamente com S. Carlo Acutis, pelo Papa Leão XIV.

Neste domingo, o núcleo da Liga Eucarística da Lage celebra 58 anos do sector Homens, 47 anos do sector Senhoras e oito anos do Grupo de Jovens “Mundo Novo”, reafirmando o seu dinamismo e compromisso pastoral.

Vida marcada pela Eucaristia

S. Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, Itália, a 6 de abril de 1901, e faleceu na mesma cidade a 4 de julho de 1925, com apenas 24 anos. Filho de Adelaide Ametis, pintora, e de Alfredo Frassati, agnóstico, fundador do jornal La Stampa, destacou-se desde jovem por uma vida profundamente marcada pela Eucaristia, pela devoção mariana e pelo serviço aos mais pobres. 

Pier Giorgio Frassati desenvolveu uma profunda vida espiritual depois de frequentar com a irmã Luciana, um ano mais nova do que ele, uma escola administrada pelos Jesuítas. Durante o tempo de formação, apurou a sua sensibilidade para a oração e a devoção eucarística, assim como desenvolveu o espírito de serviço e caridade para com o próximo, à imagem de Deus.

Praticante de alpinismo, desporto pelo qual era apaixonado - daí ser representado como um alpinista -  e conhecido pela sua alegria, energia e espírito aventureiro, Pier Giorgio Frassati conciliou uma intensa vida social com uma profunda espiritualidade, integrando vários movimentos da Igreja, entre os quais a Liga Eucarística - uma das secções do Apostolado da Oração, a Congregação Mariana e a Conferência de São Vicente de Paulo. 

Comungava diariamente e cuidava assiduamente dos mais necessitados, afirmando: “Cristo vem a mim todos os dias. Eu pago-lhe a visita indo visitar os pobres”.

Frequentou a Real Universidade Politécnica de Turim, matriculando-se no curso de engenharia de minas, com o objetivo de, afirmava, «servir melhor a Cristo entre os mineiros».

Pouco antes de se formar na universidade, adoeceu.  Faleceu, após seis dias de grande sofrimento, vítima de poliomielite, contraída, segundo se acredita, no contacto com os doentes que assistia.

Ao seu funeral, para grande surpresa da sua família, acorreu uma multidão de pobres de quem S. Pier Giorgio Frassati cuidou durante sete anos. Está sepultado na catedral de Turim. 

O seu lema, “Rumo ao Alto!”, continua a inspirar gerações de cristãos. A sua festa litúrgica celebra-se a 4 de julho, dia do falecimento, em 1925.

Os liguistas da Paróquia de S. Julião da Lage afirmam identificar-se com o testemunho de fé, serviço e alegria de S. Pier Giorgio Frassati, razão pela qual o escolheram como patrono do núcleo.