A Arquidiocese de Braga associou-se à celebração do centenário da fundação da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, assinalado hoje, 6 de janeiro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
A Eucaristia de ação de graças foi presidida por D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e reuniu religiosas da Congregação, clero e fiéis, para dar graças a Deus por cem anos de história, serviço e missão.
Em representação da Arquidiocese de Braga, concelebraram o padre Fernando Torres, pároco de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, o padre Paulino Carvalho, antigo pároco da mesma comunidade, onde a Congregação mantém presença, e o cónego Hermenegildo Faria, Vigário Arquiepiscopal para a Vida Consagrada, em representação do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.
Durante a celebração, três irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima fizeram a sua profissão religiosa perpétua, num gesto de entrega definitiva ao serviço da Igreja, e uma religiosa festejou as bodas de ouro de profissão, celebrando 50 anos de consagração.
A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima foi fundada em Portugal a 6 de janeiro de 1926 pelo venerável padre Manuel Nunes Formigão, no contexto das Aparições de Fátima. Atualmente está presente e em missão em Portugal, Angola, Moçambique e Timor-Leste.
Na Arquidiocese de Braga, desenvolve a sua missão pastoral e espiritual há 70 anos.
Neste ano jubilar, que começou domingo, com o lema “100 Anos de Oferta de Luz”, a Congregação manifesta o desejo de viver o centenário «como um tempo de graça, memória e renovação da missão».
A Arquidiocese de Braga associa-se à celebração do centenário, sublinhando testemunho da Irmãs Reparadoras e dando «graças a Deus» por sete décadas de presença e serviço na vida Arquidiocese».
No âmbito da comemoração dos 100 anos da Congregação, serão realizadas ao longo de 2026 ações de carácter espiritual, cultural e formativo nas várias comunidades onde as Irmãs Reparadoras estão presentes e em missão.
A Congregação deseja envolver a participação de todos quantos se sentem ligados à espiritualidade reparadora nascida em Fátima.
A abertura do Ano do Centenário decorreu a 1 de janeiro com a oração do rosário, na Capelinha das Aparições.