twitter

Esposende promove segunda edição de “Folclore na Praça”

Esposende promove segunda edição de “Folclore na Praça”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 01 de junho de 2023, às 12:04

O evento inicia no dia 6 de junho, contando com a participação do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas.

Depois de uma primeira edição calorosamente acolhida pelo público, o “Folclore na Praça” regressa para a segunda edição, invadindo as ruas da cidade e o Largo Dr. Fonseca Lima de cor, alegria e tradição. As danças e cantares dos nove grupos folclóricos do concelho de Esposende apresentam-se às terças-feiras à noite, de 6 de junho a 1 de agosto, prometendo desafiar o público a interagir e a fazer parte do espetáculo. A anteceder a performance, os grupos desfilarão, desde a zona ribeirinha, pelas artérias centrais da cidade.

O evento inicia no próximo dia 6 de junho, contando com a participação do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas. De forma consecutiva, apresentar-se-ão o Grupo Cantares e Dançares de S. Paio de Antas (13/06), Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (20/06), o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro (27/06), o Rancho Folclórico "As Moleirinhas das Marinhas" (4/07), o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (11/07), o Rancho Folclórico de Fonte Boa (18/07), Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia (25/07), terminando este ciclo com a Ronda de Vila Chã (1/08).

Ainda no verão de 2023, o folclore voltará a marcar presença, à semelhança do ano anterior, num dos espetáculos do evento “Esposende a Dançar”, que decorrerá de 28 a 31 de julho. Numa celebração e encontro de diversas culturas, o Município promoverá ainda, no dia 6 de agosto, mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Esposende, em coprodução com o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.

O objetivo destes espetáculos de folclore é mostrar a riqueza das tradições do concelho de Esposende, vincando a identidade cultural e etnográfica, fielmente preservada e transmitida pelos ranchos folclóricos.

No ano em que se celebra o 20º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Município continua assim empenhado, em parceria com as coletividades locais, na valorização e dinamização da etnografia.

Com esta ação o Município de Esposende reforça a sua ação no domínio da preservação e fomento da cultura local, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).