twitter

Como celebrar o 25 de Abril no distrito de Braga?

Fotografia MARIO CRUZ/LUSA

Publicado em 24 de abril de 2023, às 17:32

Os 14 municípios do Baixo Minho têm mais de 50 eventos para celebrar “o dia inicial inteiro e limpo”.

Não é apenas em Lisboa que se celebra o 25 de Abril. No 49.º aniversário da Revolução dos Cravos sente-se o aproximar de 50 anos de democracia, e os concelhos do Baixo Minho assinalam o Dia da Liberdade com 54 eventos.

Braga

Em Braga, não há comemorações oficialmente promovidas pela autarquia, porém a União dos Sindicatos de Braga organizou vários eventos em conjunto com parceiros locais. Às 15h começa, na Arcada, a concentração e desfile “25 de Abril – Cumprir Abril, Construir o Futuro”.

De manhã, também na Arcada, faz parte das atividades a entrega dos prémios do concurso “Semear Abril”, promovido em conjunto com o Diário do Minho e o Sindicato dos Professores. Os vencedores foram anunciados no passado dia 21 de abril.

Antes, a partir das 9h30, os alunos de cavaquinho e de braguesas da Projetarte vão andar pelas ruas da cidade a tocar e cantar as músicas “Uma gaivota voava, voava” e “Grândola Vila Morena” – música que serviu de segundo sinal para os militares do Movimento das Forças Armadas começarem, ainda de madrugada, a marcha revolucionária em direção a Lisboa. Esta atuação começa no Arco da Porta Nova.

Fora do centro, a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga vai tocar no auditório da Junta de Freguesia de Nogueira, às 18 horas.

Guimarães

Em Guimarães, a Alameda de S. Dâmaso e o Largo da Oliveira recebem, às 10h30 e 15h30, “Abril Itinerante”, uma atuação de músicas de Abril pela Escola de Música do Círculo de Arte e Recreio.

O Teatro Jordão recebe, durante a manhã, uma sessão solene da Assembleia Municipal, em que participa o Coro da Liberdade, e, às 17h, o espetáculo de música e poesia “Sons e Vozes da Liberdade”, da Osmusiké (Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda).

Mais ao fim do dia, às 18h30, a Sociedade Martins Sarmento alberga a conferência “Do Dia do Estudante ao Dia da Liberdade”, de José Pedro Castanheira.

O programa “Abril com Cantigas de Maio” comemora na noite desta segunda-feira a vida e obra de José Mário Branco, expoente da música de intervenção portuguesa. Às 21h30, o Grande Auditório Francisca Abreu recebe a homenagem “Sons da Liberdade”, levada a cabo pela Sociedade Musical de Pevidém e pelo Coro da Liberdade.

Não esquecendo os 80 anos de Adriano Correia de Oliveira, um dos mais destacados cantores da Resistência democrática, é no dia 30 de abril, às 21h30, que o Teatro Jordão recebe o tributo “Memórias de Adriano”, um espetáculo musical pelo Inquiet ‘Ensemble, que junta as comemorações do Dia Internacional do Jazz.

Em São Torcato, a junta de freguesia vai assinalar a data com a distribuição de 250 cravos vermelhos pela população, o que servirá de mote à partida para a caminhada solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que começa às 9h, junto da Basílica.

Famalicão

Também o concelho de Vila Nova de Famalicão saúda o aniversário da madrugada esperada por Sophia de Mello Breyner – e por milhões de portugueses – de forma solene, mas com duas sessões. Na primeira, às 10h, nos Jardins dos Paços do Concelho, a bandeira nacional é hasteada ao som do hino nacional. A segunda, às 10h30, é a sessão solene da Assembleia Municipal, transmitida em direto no site do Município. 

Ainda no dia 25, mas de noite, às 21h30, a Casa da Música em Riba de Ave recebe a Noite do Conto e da Poesia, dedicada a Jorge Lomba.

A freguesia de Vermoim vai hastear a bandeira nacional pelas 9h30 e realizar uma homenagem póstuma, no cemitério local, às 14h30. Depois, às 15h30, o salão paroquial, recebe a cerimónia de comemoração, com músicas cantadas por Susana Araújo, Sérgio Ferreira e Paulo Dias, e uma homenagem aos eleitos na assembleia de freguesia de Vermoim após a Revolução dos Cravos.

Barcelos

Barcelos começou as comemorações na noite de domingo, com um concerto do maestro Vitorino D’Almeida, no Theatro Gil Vicente, e segue na noite desta segunda-feira, com um concerto dos UHF na Avenida da Liberdade, “Herança do Andarilho”, no qual se vão poder ouvir algumas músicas de Zeca Afonso, de acordo com o munícipio.

Já no próprio dia 25 de abril, antes da sessão solene da Assembleia Municipal local, no auditório dos Paços do Concelho, a Avenida dr. Sidónio Pais (frente ao Parque Municipal e ao quartel dos Bombeiros Voluntários) recebe o VII encontro de Paraquedistas.

Esposende

Esposende começa a manhã do “dia inicial inteiro e limpo” com o hastear da bandeira, pelas 9h30, na Praça do Município, uma cerimónia que é acompanhada pelo Quarteto de Trombones da Banda de Música de Belinho e pela Academia de Bailado de Esposende.

De tarde, às 15h e às 17h, o auditório municipal recebe o espetáculo de dança “Revolution”, das classes de hip hop da Academia de Bailado de Esposende. Sob a direção artística de Bruno Faria e Paula Silva, o espetáculo, diz o município, “segue a jornada de um jovem que descobre os significados da liberdade e da democracia durante a Revolução de 25 de Abril”. 

O programa “Viver Abril” estende-se até ao dia 30, quando a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura recebe, às 16h, “Abril na Voz”, uma sessão para as famílias com contos e canções de intervenção, interpretada por Cândida da Luz (canto e narração) e José Teixeira (guitarra).

Vila Verde

A única vila do distrito de Braga com “vila” no nome arranca as comemorações do dia 25 de Abril com o hastear das bandeiras na Praça do Município, continuando, às 10h, com uma sessão solene na freguesia de Moure. A animação está a cargo de várias associações locais, como o Rancho Folclórico de S. Martinho de Moure, o agrupamento de escuteiros local, a Seniores Ativos – Coro Cultura para Todos, o Grupo Coral de Moure, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e Academia de Música de Vila Verde, entre outros.

O programa de atividades contempla ainda uma exposição, com materiais, armas e veículos do Exército, organizada pelo Regimento de Cavalaria nº 6.

Amares

O município que ostenta uma laranjeira no seu brasão abre as comemorações com um concerto de homenagem a Zeca Afonso, no Auditório Conde de Ferreira, às 21h. A entrada é gratuita e podem-se ouvir as vozes de Luís Capela, Ricardo Costa, José Santos, Ysatuna, David Fernandes e Inês Almeida.

A 25 de abril, o programa começa às 10h, e o hastear das bandeiras e homenagem aos ex-combatentes é seguida de uma sessão no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que conta com vários momentos culturais antes da sessão solene da Assembleia Municipal.

Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso também vai assinalar a data com o hastear da bandeira e uma sessão solene evocativa da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, logo pela manhã. De tarde, faz uma evocação ao Dia da Liberdade junto do Monumento ao 25 de Abril às 15h, inaugura a Casa do Livro às 16h e, às 16h30, o Jardim António Ferreira Lopes recebe a iniciativa “Trovas e Cantigas Muito Belas”, que juntam teatro, música e poesia.

Fafe

A “Sala de Visitas do Minho” é onde há mais eventos no programa da celebração da Revolução dos Cravos. Uma alvorada de morteiros, às 9h, antecede a XXI Marcha da Liberdade, em Cepães, seguindo-se as cerimónias oficiais do hastear da bandeira (10 horas), da homenagem aos combatentes (10h30) e da sessão solene (11 horas), no Teatro-Cinema de Fafe.

De tarde, é inaugurada a Praça Santo Condestável, às 15h30, e depois, Às 16h30, arranca o Caminho da Liberdade, num percurso entre a Igreja Matriz e a Praça 25 de Abril, onde, às 17h30, decorre o Concerto da Liberdade, com Buba Espinho.

Vizela

Vizela recebe, às 22h desta segunda-feira, Olavo Bilac, que, com a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, vai prestar homenagem a José Afonso, na Praça do Município.

Já na terça, depois do hastear das bandeiras às 10h30 e da sessão solene às 11 horas, a tarde é pontuada pela Arruada de Bombos da Família Peixoto às 14h e por um espetáculo de concertinas e Cantares ao desafio às 15h.

Terras de Bouro

A vila mais a norte do distrito de Braga passa também pelo hastear das bandeiras e por uma sessão solene, às 10 horas. Às 11h, a Escola de Música de Terras de Bouro leva a cabo um momento musical, seguido do encerramento das cerimónias.

Vieira do Minho

Vieira do Minho também marca o dia com o hastear das bandeiras, às 10h, uma homenagem aos ex-combatentes e uma sessão solene. Ao fim do dia, o auditório municipal recebe um concerto musical, da Banda Filarmónica de Vilarchão.

Cabeceiras de Basto

Cabeceiras escolhe a celebração da Revolução dos Cravos para realizar a Assembleia Municipal Jovem, que decorre esta segunda-feira de tarde. Para o feriado nacional ficam as Corridas da Liberdade, no Parque do Mosteiro, e, às 10h30, o hastear das bandeiras, seguido da sessão solene da Assembleia Municipal.

Celorico de Basto

Já Celorico recebe esta segunda, às 21h, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, o espetáculo “Músicas da Revolução”.