twitter

Caminha é considerada a melhor localidade na Europa para investir no imobiliário

Caminha é considerada a melhor localidade na Europa para investir no imobiliário
Fotografia DR

Redação

Publicado em 29 de abril de 2024, às 21:33

Segundo o Índice do Real Estate Trend Alert (RETA)

O concelho de Caminha foi considerado o segundo melhor lugar no mundo, e o primeiro na Europa para investir em imobiliário para os próximos 30 anos, segundo a primeira edição do Índice do Real Estate Trend Alert (RETA). O município é considerado um local onde a procura de propriedades de gama alta está a aumentar.

A vila do Alto Minho ficou atrás apenas de Los Cabos no México. Segundo a publicação, Caminha é um local "praticamente desconhecido, com edifícios vazios e à espera que alguém os devolva à vida".

O índice concentra-se em locais que não são habituais. Desta forma, Lisboa, Porto e Algarve são considerados saturados, e o RETA foca-se em centros com boa relação entre qualidade e preço, potencial de crescimento, forte atração pelo arrendamento e boa qualidade de vida.

Segundo a avalição, Caminha ganhou boa nota por estar a cerca de uma hora do Porto e separada de Espanha por um rio, foram vistas “cascas de edifícios vazias e à espera que alguém as devolvesse à vida”.

“Acho que Caminha está à beira de um ‘boom’. Os visitantes mais ricos e os proprietários de segundas residências do Norte da Europa e da América do Norte ainda não estão a chegar, mas acredito que chegarão — e quando chegarem, farão subir os preços”, apontou o responsável. “Quando a visitei recentemente, encontrei um apartamento de quatro quartos no centro da cidade por apenas 140 mil euros. Por 395 mil euros, havia uma grande casa de 3.200 metros quadrados com vista para o rio e para Espanha”, pode ler-se no relatório.

Além de Caminha, Portugal apareceu no top 20 mais duas vezes. A chamada Costa da Prata, que se estende do norte de Lisboa até à Figueira da Foz, ficou no 7.º lugar, enquanto a Madeira surgiu no 11.º lugar.