twitter

Bandeira Azul vai ser hasteada em 25 praias do Minho

Bandeira Azul vai ser hasteada em 25 praias do Minho
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 30 de abril de 2024, às 12:10

Segundo anunciou hoje a organização

A região do Minho conta este ano com 25 praias (marítimas e fluviais) com Bandeira Azul, mais uma que no ano passado, distribuídas pelos municípios de Braga, Caminha, Esposende, Fafe, Viana do Castelo e Vila Verde.  

A lista de todas as praias, marinas e embarcações ecoturísticas galardoadas com este símbolo de qualidade foi divulgada hoje pela Associação Bandeira Azul Europa, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

A praia de Amorosa Sul, no concelho de Viana do Castelo, entrou na lista, elevando para 25 o número de praias minhotas (19 marítimas e 6 fluviais) que ostentarão a bandeira na época balnear deste ano.

Viana do Castelo volta a ser o concelho minhoto com mais praias galardoadas (11), seguindo-se Caminha (5), Esposende (4),  Braga (3), Fafe (1) e Vila Verde (1).

No litoral de Viana, os veraneantes e banhistas vão ver hasteada a Bandeira Azul nas praias de Afife, Amorosa Norte, Amorosa Sul, Arda (Mariana), Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua (Afife), Luziamar, Praia Norte e Paço.

Em Caminha, este símbolo volta a estar hasteado nas praias do Forte do Cão, Vila Praia de Âncora, Moledo, Caminha e na de Azenhas – Vilar de Mouros, que é fluvial. 

Esposende volta a ver distinguidas as praias da Apúlia, Fão-Ofir, Suave Mar e Marinhas-Cepães. 

Em Braga, a bandeira mantém-se nas praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim S. Paio (conquistou a Bandeira Azul o ano passado).

Fafe volta a hastear a Bandeira Azul na Albufeira da Queimadela e Vila Verde na praia fluvial do Faial, na vila de Prado.

Na faixa litoral da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que também é muito procurada por veraneantes e banhistas minhotos, a Bandeira Azul estará erguida em 14 praias: Estela-Barranha, Fragosa, Lagoa, Paimó, Quião, Zona Urbana Norte, Zona Urbana Sul I e Zona Urbana Sul II, na Póvoa de Varzim, e Árvore, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge, Mindelo e Vila Chã, em Vila do Conde.

Portugal conta este ano com um total de 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, disse ontem o presidente da Associação Bandeira Azul Europa.

José Archer, que falava no Aquário Vasco da Gama, adiantou que a Bandeira Azul vai ser hasteada na época balnear deste ano em 398 praias, distribuídas por 103 municípios.

O Norte é o que conta com mais praias maritímas e fluviais distinguidas - um total de 89, mais duas do que no ano passado -, seguindo-se o Algarve (86, mais uma), o Tejo (75, menos uma), o Centro (48, mais uma), Açores (45, mais uma), Alentejo (38, menos uma) e Madeira (17, mais uma).

A época balnear decorre de amanhã, dia 1 de maio, até 30 de outubro.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que obedeçam a um conjunto de critérios como a qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação e sensibilização ambiental dos utentes.