twitter

Porque é que Lisboa é o destino ideal para nómadas digitais?

Fotografia Fotografia

Publicado em 16 de agosto de 2024, às 09:47

Lisboa parece ter-se transformado num dos principais destinos de nómadas digitais. Mas o que está por trás de todo o sucesso da capital de Portugal? Existem alguns motivos que explicam o fato ser o destino escolhido por esses trabalhadores.

Exploramos alguns dos motivos que ajudam a compreender o porquê de Lisboa ser escolhida como o local preferido no mundo dos nómadas digitais. Afinal, algo deve explicar esse avanço no número de imigrantes numa das principais cidades de Portugal.

Boa infraestrutura digital

Um dos motivos pelos quais nómadas digitais escolhem Lisboa como seu destino é a infraestrutura. A capital portuguesa é conhecida por fornecer todos os elementos necessários para que um nómada digital consiga realizar as suas atividades sem grandes problemas.

Grandes cidades como Porto e Lisboa também são sedes de diversos espaços de coworking. Isso sem mencionar os cafés com conectividade Wi-Fi de altíssima qualidade. Basicamente, é isso que um nómada digital precisa para conseguir trabalhar sem enfrentar percalços.

Essa facilidade de utilização da rede faz com que os nómadas digitais consigam utilizar a internet para qualquer finalidade. Até mesmo, a busca pelos melhores bónus de casino pode ser realizada rapidamente em cafés, bares ou outros locais que contam com Wi-Fi de alta qualidade.

Vale destacar que Lisboa tem se tornado um dos hubs mais importantes de cabos subaquáticos do planeta. Isso é justificado pelo fato dessa cidade ficar num local geográfico estratégico, dando vazão à Europa, África e ao Mar Mediterrâneo juntamente com o Oceano Atlântico.

Foi graças aos investimentos em Lisboa, que Portugal se tornou um dos poucos países do mundo com conectividade de cabos subaquáticos a cinco continentes, de acordo com o estudo Portugal: Uma joia escondida da conectividade da Start Campus.

Clima mediterrâneo atrativo

Lisboa é conhecida por ser uma cidade com um clima sem grandes extremos. Durante o verão, as temperaturas costumam variar entre 15ºC e 35ºC. Já no inverno, o clima muda para temperaturas entre 9oC e 18oC. Ou seja, não existe um período com muita neve, um calor intenso, ou algo desse tipo. Pelo contrário, o clima mediterrâneo faz com que seja possível adaptar-seà cidade sem grandes problemas.

Isso é ainda mais verdade para pessoas que se mudam de regiões extremamente frias, como é o caso dos países nórdicos. Essa motivação também é encontrada em imigrantes canadenses, que também enfrentam temperaturas bem extremas no seu país natal. 

Apesar da capital portuguesa ter enfrentado fenómenos recentes relativamente diferentes do que está acostumada, como a tromba de água registrada sobre o Rio Tejo, o seu clima continua dentro de um patamar aceitável para a grande maioria dos imigrantes que decide ter, na capital portuguesa, a sua cidade de moradia.

Cultura que engloba muitos países

A chegada de mais de 1 milhão de imigrantes em Portugal fez com que a cultura do país fosse impactada pelos diversos estrangeiros que se estabelecem nas cidades portuguesas. Isso, por sua vez, também serviu de motivação para que algumas pessoas resolvessem adotar essa nação como a sua principal morada.

É comum que os brasileiros, por exemplo, migrem para Portugal e encontrem vários outros brasileiros localizados em Lisboa e outras cidades. Essa possibilidade de conexão com a sua própria cultura, através de pessoas que já estão morando nas cidades portuguesas, facilita a adaptação ao local de destino.

A mesma lógica pode ser adotada para outros imigrantes de outras nacionalidades que também migram para a nação portuguesa. Ou seja, ao encontrarem pessoas da sua mesma cultura, conseguem se estabelecer mais rapidamente e podem contar com uma rede de apoio para o início das suas jornadas em Lisboa ou qualquer outra cidade da região Portuguesa.

Facilidade de obter o visto português

O último motivo que também justifica Lisboa como um dos destinos de nómadas digitais é o fato do governo português ter anunciado que disponibilizaria um visto de nómada digital para Portugal.

A ideia do visto é oferecer a possibilidade de que trabalhadores remotos consigam se estabelecer por um período temporário em Lisboa. De acordo com as informações obtidas junto do governo português, o tempo de permanência pode variar entre 1 a 5 anos.

Vale deixar claro que o aluguer em Lisboa chega a custar quase o triplo do salário mínimo. Mesmo assim, isso não afugentou os nómadas digitais que ainda procuram, na capital portuguesa, um local para se estabelecerem.

Todos esses elementos combinados ajudam a explicar o motivo de Lisboa ser um destino tão cobiçado pelos nómadas digitais. Caso as coisas continuem nesse ritmo, a tendência é de que ainda mais trabalhadores remotos apliquem-se para o visto português com o objetivo de morar na capital, Lisboa.