O professor catedrático Pedro Arezes, da Escola de Engenharia, foi eleito hoje novo reitor da Universidade do Minho. A tomada de posse acontece no dia 3 de dezembro, às 11h00.
Minutos após a eleição, Pedro Arezes, candidato único, mostrou-se emocionado e deu nota da ambição de tornar a academia «cada vez mais referência» . «Sabemos que a Universidade do Minho é uma das universidades de referência do país. Queremos que ainda seja mais referência, queremos que seja uma universidade no topo das três melhores universidades do país e fazê-lo com afirmação, vontade, motivação e conseguirmos que, de facto, a comunidade se alie a nós nesta mesma vontade, que é uma vontade coletiva», sustentou.
Pedro Arezes nasceu em Barcelos, em 1972, residindo em Guimarães há mais de 30 anos. É licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho, onde desenvolveu a sua carreira académica desde 1995, sendo professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia. Foi Presidente desta Escola entre 2019 e 2025 e Diretor Nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década. Coordenou mais de 50 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 150 artigos científicos nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança.
Terá como vice-reitores João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), António Salgado (Investigação e Política Científica), Nuno Castro (Modernização Institucional) e como pró-reitores Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade) e Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas). 
 
 
             
        