twitter

Pedro Arezes quer academia minhota no topo das três universidades do país

Pedro Arezes quer academia minhota no topo das três universidades do país
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 31 de outubro de 2025, às 12:42

Próximo reitor da Universidade do Minho foi eleito esta manhã.

O professor catedrático Pedro Arezes, da Escola de Engenharia, foi eleito hoje novo reitor da Universidade do Minho. A tomada de posse acontece no dia 3 de dezembro, às 11h00.


Minutos após a eleição, Pedro Arezes, candidato único, mostrou-se emocionado e deu nota da ambição de tornar a academia «cada vez mais referência» . «Sabemos que a Universidade do Minho é uma das universidades de referência do país. Queremos que ainda seja mais referência, queremos que seja uma universidade no topo das três melhores universidades do país e fazê-lo com afirmação, vontade, motivação e conseguirmos que, de facto, a comunidade se alie a nós nesta mesma vontade, que é uma vontade coletiva», sustentou.

Pedro Arezes nasceu em Barcelos, em 1972, residindo em Guimarães há mais de 30 anos. É licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho, onde desenvolveu a sua carreira académica desde 1995, sendo professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia. Foi Presidente desta Escola entre 2019 e 2025 e Diretor Nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década. Coordenou mais de 50 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 150 artigos científicos nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança.

Terá como vice-reitores João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), António Salgado (Investigação e Política Científica), Nuno Castro (Modernização Institucional) e como pró-reitores Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade) e Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas).