twitter

Moreno promete Vitória motivado na Amadora após desaire europeu

Moreno promete Vitória motivado na Amadora após desaire europeu
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 12 de agosto de 2023, às 13:48

O treinador garante que "o Vitória vai-se apresentar na Amadora muito motivado".

O treinador Moreno prometeu este sábado um Vitória Sport Clube “muito motivado” para a visita de domingo ao Estrela da Amadora, relativa à primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, após ter sido eliminado da Liga Conferência Europa.

Afastada da terceira prova na hierarquia da UEFA na segunda pré-eliminatória, após vencer os eslovenos do Celje fora (4-3), e perder na segunda em casa (0-1), antes de ser eliminada no desempate por penáltis (2-4), a equipa vimaranense preparou o duelo com os ‘tricolores’ em cima de “uma desilusão grande”, embora motivada a reagir, admitiu o técnico. “O Vitória vai-se apresentar na Amadora muito motivado, porque estamos a falar de uma primeira jornada do campeonato. Mesmo que não fosse uma primeira jornada, quem representa este clube tem sempre de ter motivação e adrenalina ao máximo. (...) Os bons grupos são aqueles que reagem. Aprendemos com os erros cometidos nesse jogo, técnicos, táticos e de abordagem”, salientou, na antevisão ao jogo marcado para as 18h00 de domingo.

O ‘timoneiro’ dos minhotos reconheceu que os dias que se seguiram à eliminação com o Celje têm sido “muito difíceis”, principalmente os quatro que se seguiram ao encontro da segunda mão, disputado a 3 de agosto, antes de o plantel se preparar a nível “mental e tático” para a “exigência de qualquer jogo do campeonato”. Convencido de que os vitorianos estão “mais bem preparados do que há um ano” para a competição e de que a “qualidade existe” no plantel, Moreno realçou que “o futebol profissional do Vitória vive de resultados” e considerou importante um triunfo no Estádio José Gomes, até para impedir que a desconfiança cresça no seio do grupo.

Moreno defendeu, contudo, que a pressão para os resultados deve apenas pairar sobre o treinador e pediu aos seus jogadores para encararem de “cabeça limpa” o encontro com um adversário que regressa à I Liga portuguesa após um intervalo de 14 anos sem competir na elite do futebol luso. “Do outro lado, quase todo o grupo transita da época passada, com o mesmo treinador [Sérgio Vieira] e um conhecimento grande dos processos. O Estrela da Amadora tem um estádio muito próprio, e haverá bom ambiente. Se não nos apresentarmos com índices de concentração no máximo, vamos ter dificuldades”, alertou.

Confiante de que os vimaranenses podem render num sistema tático 3x5x2 com bola e 5x3x2 sem bola, até porque se assume “um homem de convicções”, que não é de “desistir facilmente” dos seus princípios de jogo, Moreno perspetivou ainda um campeonato “muito parecido” ao das últimas épocas, com “equipas com qualidade e organizadas” e “jogos decididos no detalhe”, com poucos resultados desnivelados.

O treinador disse ainda encarar “de forma natural” a saída do defesa central André Amaro para o Al-Rayyan, do Qatar, confirmou que o defesa Tomás Ribeiro e o médio Nuno Santos estão aptos para a primeira jornada, podendo-se estrear pelo clube em jogos oficiais, e que o defesa Borevkovic, integrado no plantel na sexta-feira, é mais uma solução, apesar de não estar ainda fisicamente apto para competir.

O Vitória SC defronta o Estrela da Amadora em desafio da primeira jornada da I Liga portuguesa, marcada para as 18h00 de domingo, no Estádio José Gomes, na Amadora, com arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.