twitter

GNR sinaliza no distrito de Braga 1.052 idosos que vivem sozinhos

Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 10:33

Operação “Censos Sénior 2025”

Mais de 43.000 idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade foram sinalizados este ano pela GNR e os distritos de Guarda (5.852) e Vila Real (5.167) são aqueles onde mais foram detetados, informou a corporação.


Concretamente no distrito de Braga, foram sinalizados 1.052 e, no de Viana do Castelo, 1.208. Estes Operação “Censos Sénior 2025”, durante a qual os militares da Guarda levaram a cabo diversas ações especialmente orientadas para o contacto direto com pessoas idosas em situação de maior vulnerabilidade, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.


Na edição de 2025 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda realizou um conjunto de ações em sala e de ações porta-a-porta, abrangendo um total de 35.143 idosos.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança.
A Guarda sinalizou, em 2025, 43.074 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.