A funcionar desde 2023, no âmbito de um protocolo entre a paróquia de Dume e a Cáritas Arquidiocesana de Braga, o apartamento partilhado, instalado na casa paroquial de Dume, tem-se revelado um sucesso. De tal modo que a paróquia gostaria de ver este exemplo alargado a outros dois espaços já identificados, alargando assim esta resposta a mais pessoas vulneráveis.
Este apartamento totalmente reabilitado e equipado dispõe de cinco quartos. Acolhe neste momento cinco pessoas, cada uma com as suas rotinas mas mantendo sempre o convívio quando possível.
À margem de uma visita ocorrida esta manhã, na presença do Arcebispo de Braga, a presidente da Cáritas de Braga salientou a importância desta parceria no sentido de preparar os residentes para a integração, quer mo mercado profissional como no seguimento da sua vida. «Esta colaboração faz todo o sentido porque somos todos Cáritas e esta é uma missão conjunta», referiu Ana Santos.
Alargar esta resposta na paróquia foi o repto deixado pelo cónego Hermenegildo Faria, o qual a presidente pela Cáritas de Braga viu com bons olhos. «Já tivemos essa conversa e, efetivamente, há dois espaços que estão disponíveis em Dume, embora precisem de algumas obras», disse, alertando também para a necessidade de existir um «enquadramento financeiro» que permita este acompanhamento técnico por parte da instituição, tal como acontece no apartamento partilhado já em funcionamento. «A ideia está lançada, faz parte da nossa missão e nós queremos que aconteça. Tudo começa pelo princípio e quando duas vontades se juntam, acontece», ressalvou.
Também o Arcebispo de Braga enalteceu todo este projeto e a união de esforços entre a Cáritas e a paróquia de Dume. À margem, lembrou que a Cáritas é de âmbito arquidiocesano, envolvendo 551 paróquias, com o propósito de cuidar dos pobres. Aqui, deu nota da importância de seguir o sonho do Papa Francisco, o de «criar uma cultura em que as periferias sejam o centro e que ninguém se sinta excluído por ser pobre».
No final da visita, D. José Cordeiro deslocou-se à sede da Cáritas onde almoçou com os utentes, assinalando desta forma o Dia Mundial dos Pobres.

