twitter

Mais de 500 médicos da ULS Braga no Regime de Dedicação Plena no Serviço Nacional de Saúde

Mais de 500 médicos da ULS Braga no Regime de Dedicação Plena no Serviço Nacional de Saúde
Fotografia

Redação/Lusa

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 10:31

Dados do SNS.

Mais de 500 médicos da ULS de Braga aderiram ao regime de dedicação plena no SNS. A nível nacional, são quase 11.900 mil, num investimento superior a 300 milhões de euros, segundo dados oficiais avançados à Lusa, que indicam haver maior concentração nas grandes unidades hospitalares e universitárias.
Passaram dois anos sobre a publicação do decreto-lei que estabeleceu o regime jurídico da dedicação plena no Serviço Nacional de Saúde, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2024.
Desde então, aderiram voluntariamente a este regime 11.867 médicos, número registado em setembro de 2025, refere a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) num balanço pedido pela agência Lusa.
«Este valor traduz uma adesão significativa ao modelo e demonstra a confiança dos profissionais no reforço da dedicação ao SNS», afirma o instituto.
Segundo a ACSS, as maiores concentrações de adesões situam-se nas grandes ULS hospitalares e universitárias, bem como em regiões com maior densidade populacional e maior dimensão de serviços.