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Escola Carlos Amarante distinguida com selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025”

Fotografia Arquivo DM

Redação

Publicado em 11 de novembro de 2025, às 12:31

Distinção foi atribuída pelo Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação

A Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) foi distinguida com o Selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025”, atribuído pelo Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação.

Para a ESCA «esta distinção reconhece o nosso compromisso contínuo na promoção de um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitador, onde cada aluno se sente valorizado e protegido».

Na sua página oficial a ESCA refere que «o longo do ano letivo, toda a comunidade educativa — alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros locais — trabalhou de forma colaborativa para implementar estratégias de prevenção, sensibilização e intervenção face a situações de bullying e violência».

Adianta ainda que «através de projetos pedagógicos, atividades de cidadania, sessões de sensibilização e dinâmicas de grupo, promovemos a empatia, o respeito mútuo e a valorização das diferenças».

Para a ESCA «receber este selo é mais do que uma distinção — é o reconhecimento de uma cultura escolar baseada no diálogo, na cooperação e na inclusão. É também um incentivo para continuarmos a formar cidadãos conscientes, responsáveis e solidários, capazes de construir uma sociedade mais justa e pacífica».

A ESCA agradece a todos os que contribuíram para esta conquista, nomeadamente aos alunos, pela participação ativa e pelo exemplo diário de respeito; aos professores e técnicos, pelo trabalho dedicado e pela promoção de práticas educativas positivas; às famílias, pelo apoio e parceria constante e aos membros da comunidade escolar, que fazem da nossa escola um espaço de crescimento e bem-estar.

«Este selo é de todos nós — um símbolo do nosso empenho em construir uma escola livre de bullying e violência, onde cada voz é ouvida e cada pessoa é respeitada», concluem.