twitter

Camião carregado de ajuda mostra solidariedade para com o povo ucraniano

Fotografia DM

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 07 de novembro de 2025, às 15:34

Dois motoristas ucranianos garantem que os bens chegam ao destino.

Partiu esta manhã, de Braga, rumo à Ucrânia, um camião carregado de ajuda humanitária. Roupa interior quente para militares, medicamentos, seringas, alimentos para bebés, redes para proteger as trincheiras dos drones e 12 camas de ferro que permitirão fazer beliches em acampamentos improvisados são alguns dos artigos que, dentro de cinco a seis dias, chegarão aà Administração Militar do Distrito de Cherkasy.


O gesto solidário parte, uma vez mais, da associação UPE (Ucrânia - Portugal - Europa) - Centro Social e Cultural Luso Ucraniano e a longa viagem fica a cargo de dois motoristas, ambos cidadãos ucranianos, um deles residente em Portugal há mais de 20 anos e um militar ucraniano que veio propositadamente a Portugal para esta missão.


Segundo Abraão Veloso, presidente da associação UPE, este donativo resulta de um pedido feito do lado ucraniano, que deu conta da necessidade de um meio de transporte para a linha da frente que garantisse a entrega de alimentos e materiais. O processo foi longo mas acabou por se concretizar graças à generosidade de uma pessoa que doou o camião, entretanto intervencionado de modo a estar apto para a viagem e para funcionar em território ucraniano sempre que necessário.