A Cáritas Arquidiocesana de Braga tem abertas as inscrições para a campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família”, uma iniciativa que propõe, nesta época natalícia, o apadrinhamento de famílias em vulnerabilidade social, sinalizadas pela instituição. As histórias podem ser encontradas no website da Cáritas de Braga, onde está, também, disponível o formulário de inscrição para apadrinhar uma família.
«Situações de violência doméstica, desemprego e a precariedade laboral têm colocado muitas famílias em situações críticas, impedindo-as de aceder a bens de primeira necessidade, como alimentos e vestuário, e de suportar despesas básicas de habitação. Através da campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família”, convida-se a comunidade a apoiar as famílias referenciadas com bens alimentares, brinquedos e outras necessidades identificadas, trazendo-lhes alguma alegria e esperança nesta época especial. A Cáritas faz a mediação entre as famílias apadrinhadas e os doadores», refere a instituição, em comunicado.
Segundo Ana Santos, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, «o verdadeiro sentido do Natal vive-se quando conseguimos olhar para o outro e fazer a diferença na sua vida». Por isso, «esta campanha é uma forma simples, mas profundamente humana, de transformar o Natal de uma família», vincou.
De acordo com a responsável, só no último ano, a iniciativa ajudou 14 famílias. Este ano, a Cáritas Arquidiocesana de Braga espera chegar a ainda mais pessoas, com o contributo de particulares, empresas e instituições que se queiram associar a esta causa.