twitter

Projeto ‘Nova Página’ da Cruz Vermelha de Braga candidato a ganhar prémio nacional

Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de outubro de 2025, às 16:51

Os três vencedores desta edição vão receber 150 mil euros.

A Cruz Vermelha Portuguesa de Braga foi selecionada para estar entre os dez finalistas do Prémio Sonae Educação 2025 com o projeto ‘Nova Página – Plataforma de Educação para o Futuro’, uma solução digital inovadora que promove competências essenciais de inclusão e empregabilidade em jovens migrantes. Os três vencedores desta edição, que vão receber no total 150 mil euros, vão ser conhecidos no dia 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.


O projeto ‘Nova Página’, é uma solução digital inovadora, desenvolvida em Moodle e gamificada, concebida em codesign com jovens migrantes estrangeiros desempregados, um dos grupos mais vulneráveis e invisibilizados no acesso à educação e qualificação.


A plataforma integra três módulos formativos — Falo, Logo Integro (língua portuguesa), Mundo STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e AI para Mim (introdução à inteligência artificial) —, promovendo competências essenciais para a inclusão e empregabilidade.
Com metodologias participativas, colaborativas e culturalmente ajustadas, o projeto vai requalificar 50 jovens na fase piloto, com potencial de expansão nacional. 


O Prémio Sonae Educação permitirá garantir o desenvolvimento, implementação e validação desta resposta inovadora, escalável e transformadora, capaz de gerar mudanças efetivas e duradouras na vida dos beneficiários. 
Além do financiamento, as equipas vencedoras terão mentoria e integração no ecossistema Sonae durante um ano, reforçando a sustentabilidade dos seus projetos.