twitter

Museu D. Diogo de Sousa assinala Dias da Conservação e Restauro

Museu D. Diogo de Sousa assinala Dias da Conservação e Restauro
Fotografia DR

O público é convidado a participar nas diversas iniciativas

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa celebra os Dias Europeus da Conservação e Restauro 2025, entre amanhã e domingo,  dias de 13 a 19 de outubro, com uma programação dedicada à preservação do património cultural. O público é convidado a explorar os bastidores da conservação e restauro através de visitas técnicas e palestras, destacando-se o trabalho especial e essencial dos conservadores-restauradores.


As visitas técnicas terão lugar amanhã, às 10h00, 11h00, 14h00 e 15h00, e são destinadas ao público escolar, desafiando os estudantes a explorar o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas do Museu, acompanhando o percurso dos objetos arqueológicos. 


Na terça-feira às 11h00 e 15h00, realiza-se a “Homenagem aos Conservadores-Restauradores”, numa visita que abre os espaços do Laboratório de Conservação e Restauro e das Reservas ao público geral. 


Na quarta-feira, das 10h30 às 17h00, os conservadores partilham, em diálogo informal, o papel essencial da conservação e restauro na valorização e preservação das coleções arqueológicas. 


Na quinta-feira, às 10h00 e às 14h30, realiza-se uma visita ao espaço arqueológico do Museu e às ruínas da “Domus” da Escola Velha da Sé, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, dirigida a alunos do 2.º ciclo e secundário (inscrição obrigatória).
No dia 17, às 11h00, Artur Jaime Duarte, conservador-restaurador da Museus e Monumentos de Portugal, irá expor o impacto das alterações climáticas na preservação do património. 


Na sexta-feira, às 10h30, Fabio Sitzia, e a equipa, apresentam a conferência “Da pedreira ao HBIM: a análise interdisciplinar e a preservação digital da igreja românica de S. João de Calvos (Guimarães)”, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho, LAB2PT, IN2PAST, Universidade de Évora e Laboratório HERCULES. 


No sábado, dia 19, às 11h00, Vítor Hugo Torres, antigo conservador-restaurador do Museu D. Diogo de Sousa, que conduzirá uma palestra, seguida de uma visita orientada, em que destacará algumas das intervenções de conservação e restauro que realizou.
As inscrições decorrem pelo e-mail “[email protected]” ou telefone 253 273 706.