twitter

Longas filas para votar fazem antever boa afluência às urnas em Braga

Longas filas para votar fazem antever boa afluência às urnas em Braga galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 12 de outubro de 2025, às 12:11

Apesar da boa adesão, o processo flui com rapidez.

Desde o início da manhã que as longas filas para votar fazem antever uma boa afluência às urnas para eleger os órgãos dirigentes da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Contudo, apesar desta boa adesão, o processo flui com rapidez, sendo possível exercer o direito de voto em poucos minutos na maior parte dos locais. «Hoje sim, eu diria que o povo se mobilizou. Pelo menos durante a manhã. É possível que muitas pessoas tenham optado por vir de manhã porque está bom tempo e, assim, ficam livres de tarde», explicou uma das voluntárias.

O Diário do Minho fez uma ronda por vários locais de voto da cidade e foi notória a boa afluência ao longo da manhã, bastante superior à registada nas últimas eleições legislativas. 

Na Escola Secundária Carlos Amarante, local que recolhe o voto de milhares de eleitores nesta que é a freguesia com mais população, o encaminhamento é feito logo na entrada, de modo a facilitar o processo no interior. Contudo, muitos dos eleitores já sabem a que mesa de voto se devem dirigir. No exterior, o trânsito está ligeiramente congestionado, dado o número de condutores em busca de estacionamento na zona.

Na EB2,3 de Lamaçães, o cenário é semelhante. A maioria dos eleitores já sabe a que mesa de voto se dirigir e o processo flui com alguma rapidez, apesar das filas. No exterior, o clima é de tranquilidade e muitos aproveitam para conversar.

Em Gualtar, a fila na entrada da Junta de Freguesia também faz antever uma boa adesão. São várias as pessoas que se vão aglomerando nas imediações, para além do elevado número de viaturas paradas, que provocam alguma fila.

Também a nível nacional, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a votação das eleições autárquicas para escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos "está a decorrer com normalidade".

As urnas abriram às 08:00 e vão estar abertas até às 19:00. Nos Açores, abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Dos 9.303.840 eleitores inscritos, 9.262.722 são nacionais e, dos restantes, 18.319 são eleitores estrangeiros da União Europeia (UE) e 22.799 são estrangeiros provenientes de fora da UE, em ambos os casos recenseados em território nacional.

Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto.

No total, 1.584 listas de partidos, coligações e grupos de cidadãos são candidatas às Câmaras Municipais, 1.519 às Assembleias Municipais e 9.764 listas a Assembleias de Freguesia, de acordo com dados extraídos das listas mais atualizadas da Secretaria-Geral do MAI.