O Virar a Página (Vap) convida todas as escolas do concelho a incluir nos seus programas para o ano letivo que se avizinha, uma visita às suas instalações para conhecerem todos os pormenores do projeto e participarem ativamente nas atividades de voluntariado.
«Creio que este poderia ser o momento ideal para as escolas começarem a pensar em dar prioridade a projetos como o nosso nos seus planos de atividades para este próximo ano letivo. Há tantas associações, tantas áreas em que é necessário apoio, e em que os jovens seriam uma mais-valia, e simultaneamente só teriam a ganhar com isso do ponto de vista pedagógico», avançou Helena Pina-Vaz.
Receando algumas barreiras que frequentemente os jovens colocam, por desconhecimento, nomeadamente “não saber preparar refeições” ou a “falta de jeito para a cozinha”, a responsável lembrou que «há muitas áreas em que podem ser úteis».
«Toda a gente, mesmo que não saiba fazer nada na cozinha, tem utilidade e nós explicamos o que é preciso fazer. Há imensas coisas em que podiam estar a ajudar, por isso lançamos este apelo às escolas para começarem a pensar nisso agora em setembro e colocarem o projeto nos seus calendários de atividades», afirmou.
O VaP tem recebido donativos, visitas e trabalho voluntário de várias escolas e associações que trabalham com a juventude, como os alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho; a Escola Secundária D. Maria II; a Escola Básica de Padim da Graça; a comunidade educativa da Alfacoop; os jardins de infância do Agrupamento de Escolas André Soares; as Guias da Apúlia e Nogueira; a Paróquia de Santo Adrião; a Equipa Espiral, entre muitos outros.
São também inúmeras as empresas e entidades da cidade que reúnem os seus esforços às já mencionadas instituições viradas para a juventude.
Com as férias em curso o VaP aponta o exemplo destes a vários estudantes que podem aproveitar a pausa letiva para apoiar o projeto, e dar o seu tempo a uma causa meritória.
O convite é também lançado às escolas para que o projeto seja encarado na sua vertente pedagógica, podendo ser incluído, a título de exemplo, na disciplina de Cidadania.
O objetivo é ajudar a criar jovens atentos ao outro e à solidariedade, promovendo a empatia, o respeito pelas diferenças e a participação em atividades que incentivem a colaboração e a ajuda ao próximo.

Candidatos à Câmara convidados a visitar as instalações do VaP
A Associação Virar a Página (Vap) vai convidar todos os candidatos à Câmara Municipal de Braga a conhecerem o seu projeto, numa visita conjunta, que terá lugar no próximo dia 27 de agosto, às 18h00.
Helena-Pina Vaz gostaria que os candidatos à Câmara Municipal de Braga conhecessem, ao pormenor, a realidade do projeto, as dificuldades com que o mesmo se debate e os resultados que tem vindo a alcançar no combate à carência alimentar em Braga.
Contudo, em vez de visitas isoladas, a responsável pelo VaP prefere receber os candidatos durante uma visita única, com data marcada.
«Preferimos que venham juntos e que nos fiquem a conhecer, pois não queremos partidarizar o nosso projeto. Mas teríamos todo o gosto em receber todos os candidatos, em conjunto, para conhecerem aquilo que fazemos porque, de certeza que nos seus programas todos têm interesse em apoiar associações como a nossa», argumentou , acrescentando que o convite oficial será feito, em breve, a todas as candidaturas à Câmara Municipal de Braga.