twitter

Misericórdia de Braga forma os seus colaboradores para prevenir burnout

Fotografia DR

Redação

Publicado em 30 de junho de 2025, às 11:22

Santa Casa considera formação como «uma mais-valia»

A Santa Casa da Misericórdia de Braga realizou uma uma formação dedicada ao Síndrome de Burnout, organizada pelas estagiárias do ISAVE, sob a orientação técnica da diretora da instituição Isabel Lopes Rocha.

A iniciativa, dirigida aos funcionários, realizou-se no dia 27 de junho, na E.R.P.I. Nossa Senhora da Misericórdia e incidiu sobre o esgotamento físico, emocional, a desmotivação e o isolamento, enquanto consequências do Burnout. Como forma de ilustrar o impacto profundo que esta condição pode ter na vida pessoal e profissional dos cuidadores., foram apresentados exemplos práticos.

Durante a sessão, os formandos participaram na atividade Semáforo do Burnout, que os incentivou a refletir sobre a sua saúde mental e a identificar sinais de alerta precoces.

Foram também discutidas estratégias de prevenção, como o estabelecimento de limites, o apoio entre colegas, a valorização do trabalho e a importância do acompanhamento psicológico.

Segundo a Misericórdia de Braga «numa altura em que o desgaste emocional dos profissionais de saúde é uma preocupação crescente, «esta formação veio sublinhar a urgência de promover ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos, onde cuidar de quem cuida seja uma prioridade real».

«A Santa Casa da Misericórdia de Braga tem sempre presente o bem-estar dos seus colaboradores por isso aposta na área da formação como uma mais-valia», referiu a diretora técnica desta instituição.