A 5.ª edição do Música de Câmara Braga vai decorrer entre 1 de outubro de 2025 e 4 de março de 2026, com um programa composto por dez concertos, que vão levar à Basílica dos Congregados múltiplos artistas renomados do panorama nacional e internacional, sob a direção artística de Miguel Simões.
O festival tem início na próxima quarta-feira, 1 de outubro, às 21h00, com o Art’Ventus Quintet, composto por Paula Soares (flauta), Tiago Coimbra (oboé), Horácio Ferreira (clarinete), Nuno Vaz (trompa) e Raquel Saraiva (fagote). Intitulado “Paisagens Sonoras”, o programa deste concerto contempla Serenata em dó menor KV 388 - arr. David Walter, de W. A. Mozart; Seven Sketches, de Paulo Bastos; Seis Bagatelas para quinteto de sopros, de G. Ligeti; Suite Pitoresca para Quinteto de Sopros, de Anne Vitorino d’Almeida; e Tzigane de V. Coleman.
Segue-se a 11 de outubro, às 19h00, João Braga Simões (percussão) e Camerata da Universidade do Minho, com um programa composto por Themen II, de Carlos Roqué Alsina, e Sinfonia para cordas Nº 11 em Fá M, de Felix Mendelssohn.
“A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna” é o mote para o espetáculo de 18 de outubro, às 19h00, com Inês Simões (soprano), Pedro Costa (piano), Miguel Simões (violino) e Joaquim Ribeiro (clarinete). Este recital é composto por Sonata in E-flat major for violin and piano | 1888 |TrV 151 | Op. 19 e Vier Letzte Lieder | 1948 | Arranjo de por Ross Fides para voz, clarinete, violino e piano, de Richard Strauss.
O Coro da Gulbenkian, dirigido por Inês Lopes, apresenta, a 1 de novembro, às 19h00, «uma das obras-primas do repertório coral do século XX: o Concerto para Coro de Alfred Schnittke, obra a cappella inspirada em textos místicos do monge arménio Gregório de Narek».
“Trios com Piano” é a proposta de António Rosado (piano), Miguel Simões (violino) e Hugo Paiva (violoncelo) para 8 de novembro, às 19h00, num concerto em que vão apresentar Trio com piano em Ré maior, Op. 70 n.º 1, de Ludwig van Beethoven, e Trio com piano n.º 1 em Ré menor, Op. 32, de Anton Arensky.
“Ecos do Romantismo na Música de Câmara” é o mote para o dia 15 de novembro, às 19h00, com Vasco Dantas (piano), Miguel Simões (violino), Matilde Araújo (violino), Toby Hoffman (viola d’arco) e Isabel Vaz (violoncelo) executam Trio com Piano em Ré menor, Op. 49, de Felix Mendelssohn, e Quinteto com Piano em Lá maior, Op. 81, de Antonín Dvořák.
Dia 19 de novembro, às 19h00, é a vez de Quartetos com Piano, com Andrey Gugnin (piano), Dmitri Makhtin (violino), Miguel da Silva (viola d’arco) e Kyril Zlotnikov (violoncelo) a apresentarem Quarteto com piano Nº 2 em Ré M, WoO 36, de Ludwig van Beethoven, e Quarteto com piano nº 2 em Mi b Maior, Op. 87, de Antonín Dvořák
Os Quartetos com Piano voltam a 29 de novembro, às 19h00, com Miguel Simões (violino), Toby Hoffman (viola), Gary Hoffman (violoncelo) e Jiyeong Mun (piano) a executarem Quarteto com Piano em Sol menor, K. 478, de Wolfgang Amadeus Mozart, e Quarteto com Piano em Dó menor, Op. 60, de Johannes Brahms.
A 3 e 4 de março, às 19h00, a Basílica dos Congregados recebe Pinchas Zukerman & Friends, com programa ainda a anunciar.
Os bilhetes e o passe geral estão à venda em musicadecamarabraga.com e musicadecamarabraga.bol.pt.