twitter

Festival de Música de Câmara está de regresso com dez concertos em Braga

Festival de Música de Câmara está de regresso com dez concertos em Braga
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 28 de setembro de 2025, às 21:13

Basílica dos Congregados acolhe a programação.

A 5.ª edição do Música de Câmara Braga vai decorrer entre 1 de outubro de 2025 e 4 de março de 2026, com um programa composto por dez concertos, que vão levar à Basílica dos Congregados múltiplos artistas renomados do panorama nacional e internacional, sob a direção artística de Miguel Simões.

O festival tem início na próxima quarta-feira, 1 de outubro, às 21h00, com o Art’Ventus Quintet, composto por Paula Soares (flauta), Tiago Coimbra (oboé), Horácio Ferreira (clarinete), Nuno Vaz (trompa) e Raquel Saraiva (fagote). Intitulado “Paisagens Sonoras”, o programa deste concerto contempla Serenata em dó menor KV 388 - arr. David Walter, de W. A. Mozart; Seven Sketches, de Paulo Bastos; Seis Bagatelas para quinteto de sopros, de G. Ligeti; Suite Pitoresca para Quinteto de Sopros, de Anne Vitorino d’Almeida; e Tzigane de V. Coleman.

Segue-se a 11 de outubro, às 19h00, João Braga Simões (percussão) e Camerata da Universidade do Minho, com um programa composto por Themen II, de Carlos Roqué Alsina, e Sinfonia para cordas Nº 11 em Fá M, de Felix Mendelssohn.

“A vida de Richard Strauss pela mão de Pauline de Ahna” é o mote para o espetáculo de 18 de outubro, às 19h00, com Inês Simões (soprano), Pedro Costa (piano), Miguel Simões (violino) e Joaquim Ribeiro (clarinete). Este recital é composto por Sonata in E-flat major for violin and piano | 1888 |TrV 151 | Op. 19 e Vier Letzte Lieder | 1948 | Arranjo de por Ross Fides para voz, clarinete, violino e piano, de Richard Strauss.

O Coro da Gulbenkian, dirigido por Inês Lopes, apresenta, a 1 de novembro, às 19h00, «uma das obras-primas do repertório coral do século XX: o Concerto para Coro de Alfred Schnittke, obra a cappella inspirada em textos místicos do monge arménio Gregório de Narek».

“Trios com Piano” é a proposta de António Rosado (piano), Miguel Simões (violino) e Hugo Paiva (violoncelo) para 8 de novembro, às 19h00, num concerto em que vão apresentar Trio com piano em Ré maior, Op. 70 n.º 1, de Ludwig van Beethoven, e Trio com piano n.º 1 em Ré menor, Op. 32, de Anton Arensky.

“Ecos do Romantismo na Música de Câmara” é o mote para o dia 15 de novembro, às 19h00, com Vasco Dantas (piano), Miguel Simões (violino), Matilde Araújo (violino), Toby Hoffman (viola d’arco) e Isabel Vaz (violoncelo) executam Trio com Piano em Ré menor, Op. 49, de Felix Mendelssohn, e Quinteto com Piano em Lá maior, Op. 81, de Antonín Dvořák.

Dia 19 de novembro, às 19h00, é a vez de Quartetos com Piano, com Andrey Gugnin (piano), Dmitri Makhtin (violino), Miguel da Silva (viola d’arco) e Kyril Zlotnikov (violoncelo) a apresentarem Quarteto com piano Nº 2 em Ré M, WoO 36, de Ludwig van Beethoven, e Quarteto com piano nº 2 em Mi b Maior, Op. 87, de Antonín Dvořák

Os Quartetos com Piano voltam a 29 de novembro, às 19h00, com Miguel Simões (violino), Toby Hoffman (viola), Gary Hoffman (violoncelo) e Jiyeong Mun (piano) a executarem Quarteto com Piano em Sol menor, K. 478, de Wolfgang Amadeus Mozart, e Quarteto com Piano em Dó menor, Op. 60, de Johannes Brahms.

A 3 e 4 de março, às 19h00, a Basílica dos Congregados recebe Pinchas Zukerman & Friends, com programa ainda a anunciar.

Os bilhetes e o passe geral estão à venda em musicadecamarabraga.com e musicadecamarabraga.bol.pt.