twitter

S. Lázaro abre candidaturas ao Orçamento Participativo 2025

Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2025, às 16:33

A apresentação das propostas deve decorrer até ao dia 24 de março

A União de Freguesia de São Lázaro e São João do Souto já abriu as candidaturas para o Orçamento Participativo 2025. Este ano, os cidadãos da freguesia têm a oportunidade de apresentar propostas para melhorar a comunidade, com um total de 5.000 euros distribuídos por quatro áreas chave: Cultura, Ação Social, Juventude e Educação.

A apresentação das propostas deve decorrer até ao dia 24 de março, seguindo-se a sua apreciação de 25 de março a 10 de abril.

No dia 11 de abril será divulgada a lista provisória dos projetos a votação, seguindo-se um período para apresentação de reclamações, que decorrerá de 12 a 15 de abril.

De 16 a 17 de abril serão apreciadas as reclamações e finalizados os projetos a votar, seguindo-se, de 18 de abril a 2 de maio o perído destinado à votação online (moradores e eleitores da freguesia). No dia 4 de maio de correrá a votação presencial (moradores e eleitores da freguesia)

No dia 7 de maio será divulgados os resultados da votação, seguindo-se, de 7 de maio a 31 de dezembro a execução dos projetos vencedores

Posteriormente, de 31 de dezembro a 15 de janeiro de 2025 terá lugar o  Relatório de execução

Os cidadãos podem submeter as suas propostas facilmente através do formulário online disponível no site da freguesia. A Uniao de Freguesias realça que «o candidatura é simples e qualquer proposta pode contribuir para o desenvolvimento de um projeto significativo para a comunidade»

«O Orçamento Participativo oferece uma oportunidade única para os moradores exercerem a sua cidadania ativa e ajudar a transformar a freguesia. Com a divisão do orçamento em quatro áreas estratégicas, há espaço para uma grande diversidade de ideias, desde projetos culturais até ações sociais que impactem positivamente todos os membros da comunidade», afirmam».

A Junta de Freguesia de São Lázaro e São João dos Souto reforça o seu compromisso em ouvir a comunidade e promover o desenvolvimento local de forma inclusiva e colaborativa.

«Este Orçamento Participativo é mais uma oportunidade para a nossa freguesia crescer, com a força e a criatividade de todos os seus», afirmam.