twitter

Utopia junta figuras de renome do panorama cultural

Fotografia DR

Redação

Publicado em 08 de novembro de 2024, às 09:30

João Tordo, Patrícia Müller e Martim Sousa Tavares são alguns dos convidados desta edição, que decorre de 15 a 24 de novembro.

Entre os dias 15 e 24 de novembro, todos os caminhos dos amantes de literatura vão dar a Braga por ocasião da segunda edição do Festival Literário Utopia. Com uma programação diversificada, além de várias conversas, entrevistas de vida com autores, apresentações de livros, entre outros momentos, o evento vai também desafiar os visitantes a adquirir novos conhecimentos e a desenvolver competências, sempre com os livros e a escrita como guia condutor. Ao todo são 14 as oficinas, masterclasses, workshops e cursos que o Utopia propõe e que contam com a presença de nomes bem conhecidos dos leitores.

O primeiro fim de semana fica marcado por atividades que contam com nomes do panorama cultural português, explorando diferentes conceitos. A presença do ex-ministro da Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio, no dia 16, assinala o arranque dos cursos com a formação “Direito e Literatura”. Em parceria com a Universidade do Minho, e com curadoria da docente Joana Aguiar e Silva, o curso vai abordar duas vertentes do estudo entre o direito e literatura: o Direito como literatura e o Direito na literatura. A atividade, que integra o ciclo “Utopia Negra”, contará com mais duas sessões, nos dias 18 (com a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima) e no dia 23 (com o poeta, cronista e crítico literário Pedro Mexia como convidado).  

Já a partir das 10h30 de sábado, e dividido em dois momentos – manhã e tarde –, o Espaço Vita recebe Carlos Tê para o workshop “Canção: Uma aliança entre música e palavra». Às 16h00, o Espaço Vita recebe a atividade “Braga em Risco: Oficina «Semear»”, com a presença do ilustrador e autor do projeto Rabiscodelia, Evandro Renan, que vai guiar os participantes pelo mundo da ilustração. O momento acontece após o lançamento do livro Semear, que, além do ilustrador, terá também a presença do autor Pedro Seromenho, às 15h30, nos Claustros do Espaço Vita. 

No dia 17, às 10h00, João Tordo vai orientar a masterclass “Autor, Narrador, Protagonista”. Já Martim Sousa Tavares vai orientar, no dia 21, às 18h30, a masterclass “Os caminhos da beleza”. fica ainda marcado pelo arranque do curso “Penguin Clássicos”, às 14h30, na UMinho. A primeira sessão será orientada por Abel Barros Baptista, que irá abordar a obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco. A segunda sessão, no dia 23, às 11h00, no Espaço Vita, é dedicada à obra “Narrativa da Vida de Frederick Douglass, Um Escravo Americano e Outros Textos” e conta com a participação de Cristina Roldão.

No dia 24, a escritora Patrícia Müller conduzir o workshop “Como escrever uma série policial?”.