Realizou-se na passada sexta-feira, 31 de outubro, o jantar de homenagem à professora Hortense Santos que, depois de 42 anos, deixa a escola e o cargo de diretora para assumir o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Braga.
O espaço escolhido para a homenagem teve casa cheia, contando com a presença de funcionários e professores a que se juntaram muitos daqueles que, a gozarem uma merecida reforma, também quiseram vir dar um abraço à diretora. «Foi num ambiente de comunhão e de emoção visível que todo o jantar decorreu. Recordaram-se histórias de uma vida e a serenidade de uma mulher que durante muitos anos liderou toda uma comunidade educativa com equilíbrio e responsabilidade. Acessível e respeitosa, sempre preocupada com o sucesso e bem-estar dos alunos, agiu sempre com integridade, transparência e equidade promovendo um ambiente escolar seguro e bem estruturado. Valorizou o trabalho coletivo tendo sido sempre capaz de acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas que foram acontecendo ao longo dos anos», realça fonte da Escola Secundária Carlos Amarante, em comunicado.
Durante o jantar passaram imagens dos 42 anos de Hortense Santos na escola, recordando-se histórias e marcas que ficaram. «Foi uma noite de abraços e emoção com a certeza que a porta continuará sempre aberta para a receber», acrescenta.
De realçar que Hortense Santos, que até este mandato foi presidente da Assembleia Municipal de Braga, despediu-se dos alunos na quinta-feira debaixo de uma enorme salva de palmas. «As portas das salas de aula abriram-se para forrar os corredores da escola de alunos que aplaudiram a diretora. Representando os alunos, a Associação de Estudantes fez questão de salientar «a liderança com coração e dedicação».