twitter

Optometristas da Universidade do Minho entre os mais influentes do mundo

Optometristas da Universidade do Minho entre os mais influentes do mundo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de novembro de 2025, às 12:26

José González-Méjome e António Queirós, da Escola de Ciências

Os investigadores José González-Méijome e António Queirós, da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), destacam-se entre os nomes mais influentes da optometria mundial.


Os docentes ocupam, respetivamente, a 50.ª e 192.ª posições no “Global Optometrist Top 200 Research Ranking”, que reconhece os profissionais da área com maior impacto científico, segundo a base de dados Scopus. José González-Méijome soma 258 artigos científicos desde 1999, mais de 7100 citações e um “índice h” de 46. António Queirós apresenta 79 artigos desde 2004, mais de 2100 citações e um “índice h” de 27. A nível global, a lista é liderada por Konrad Pesudovs (Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália).


Entre as 75 instituições de 15 países presentes no ranking, Portugal está representado pela UMinho e ocupa o sétimo lugar em número de investigadores, atrás dos EUA (70), Austrália (46), Reino Unido (43), Canadá (13), Espanha (8), Hong Kong (6) e a par da Nova Zelândia, Índia e Irão (2 cada). 


«A UMinho reafirma-se assim como referência internacional em optometria e ciências da visão. Além de formar grande parte dos especialistas portugueses neste âmbito, acolhe alunos e investigadores de vários países, coordenou a rede de formação doutoral MSCA OBERON (das mais financiadas de sempre na área), organiza desde 2004 um congresso europeu obrigatório no setor (CIOV) e faz investigação de topo sobre lentes de contacto, miopia, perceção visual e tecnologias para compensação e otimização da visão», realça a instituição de ensino.


José Manuel González-Méijome é professor catedrático e presidente da ECUM, onde fundou e coordena o Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab), inserido no Centro de Física das Universidades do Minho e Porto (CF-UM-UP). Também formado pela UMinho, António Queirós é professor associado com agregação no Departamento de Física da ECUM, dedicando-se a áreas como a ortoqueratologia, topografia corneana, refração central e periférica e qualidade visual.


O “Global Optometrist Top 200 Research Ranking” surgiu em 2021 por um grupo de investigadores e baseia-se num algoritmo que analisa métricas de impacto das publicações científicas dos principais optometristas do mundo.