A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a ProVeg Portugal, aderiu ao programa “Prato Sustentável”, que tem como objetivo promover o consumo de alimentos de origem vegetal nas escolas. A iniciativa vai arrancar em três estabelecimentos de ensino da cidade, com o objetivo de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis entre os jovens.
A partir de outubro, os refeitórios das escolas EB 2,3 de Nogueira, EB 2,3 Braga Oeste e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian vão começar a servir refeições 100% vegetais, de 15 em 15 dias. Esta medida vai estender-se a todos os alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de experimentar refeições de base vegetal, equilibradas e nutricionalmente ricas. No total, serão servidas cerca de 1860 refeições vegetais por mês nestas escolas.
Carla Sepúlveda, vereadora da Educação do município, destacou a importância da iniciativa, sublinhando que “representa o compromisso de Braga em oferecer uma alimentação mais sustentável nas escolas do concelho”. A vereadora reforçou ainda que, ao fornecer opções de refeições vegetais, o município está a "equipar os jovens com conhecimento para fazer escolhas informadas, com impacto positivo na sua saúde e no futuro do planeta".
Além da introdução das refeições, o programa “Prato Sustentável” inclui a formação das equipas de cozinha e dos gestores das cantinas, para garantir que as refeições são preparadas de forma apelativa e equilibrada. As ementas são elaboradas por nutricionistas, e serão também realizadas ações educativas ao longo do ano letivo, como workshops e sessões de esclarecimento, destinadas a alunos, professores e encarregados de educação. Estas atividades visam desmistificar as refeições à base de plantas e sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação sustentável.
Braga junta-se assim a outros municípios que já implementaram o programa desde 2022, como Almada, Albufeira, Peniche, Estarreja e Santa Maria da Feira. Até ao momento, a iniciativa permitiu servir 3200 refeições 100% vegetais a alunos de diferentes níveis de escolaridade em todo o país. Entre os pratos que compõem o cardápio do “Prato Sustentável” estão opções como chili com feijão vermelho, milho e soja, grão-de-bico à brás e rancho da horta com massa macarronete.