twitter

Benção dos animais e concurso pecuário atraem bracarenses à Feira Franca de Tadim

Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 25 de agosto de 2024, às 15:20

A edição deste ano contou com uma afluência significativa e um maior número de animais a concurso

A Feira Franca de Tadim voltou hoje a realizar-se, cumprindo uma das tradições mais acarinhadas desta freguesia, que atraiu pessoas de todo o concelho de Braga. Famílias inteiras marcaram presença na festa, dando assim continuidade a um costume que urge preservar, uma vez que foi caindo em desuso em muitas localidades minhotas.

Nesta manhã de domingo,  a Feira Franca registou, de resto, uma das afluências mais significativas dos últimos anos,  não apenas em termos de público, mas também de produtores de gado oriundos de vários pontos do país, que se deslocaram a Tadim para participar no concurso pecuário e para que os seus animais recebessem a tradicional benção.

O presidente da Junta de Freguesia de Tadim, Rolando Vilaça, revelou que este foi o ano em que houve maior número de cabeças de gado a concurso, alcançando os 70 animais, entre bovinos e equídeos, sendo este sucesso fruto de um investimento progressivo que a autarquia local tem efetuado ao longo dos anos.

Lembrando que, além da AGRO, este é o único concurso pecuário que decorre no concelho, Rolando Vilaça defende que é indispensável tentar melhorar todos os anos.

«Este ano foi a primeira vez que recebemos seis categorias de gado barrosão, acedendo a um pedido dos próprios produtores, que vêm de toda a zona Norte, de Santo Tirso a Valença, Guimarães e vários outros concelhos», revelou Rolando Vilaça.

O júri incluiu membros  das associações das categorias do gado barrosão e raça minhota e a veterinária da Câmara Municipal de Braga, Liliana Carvalho.

O presidente da Junta   de Freguesia fez um balanço muito positivo da totalidade das Festas de S. Bartolomeu, que cresceram e envolvem já um orçamento bastante elevado, e só lamenta que não haja mais voluntários na organização, agradecendo, aos três casais que este ano assumiram a Comissão de Festas. Já no que respeita à parte do concurso de gado, o autarca também critica o volume de burocracia que  envolve este género de certame, quando os procedimentos deveriam ser mais simples para que as tradições não se percam.

Na abertura da feiraesteve também a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, que realçou a importância destas festas «para manter as tradições e transmitir a mensagem aos mais novos porque a vida faz-se de História e do nosso passado e só assim conseguimos projetar o futuro, conciliando a tradição com a inovação».

Um dos momentos mais aguardados da tradicional Feira Franca de Tadim é a Benção dos Animais, realizada pelo pároco da freguesia, padre João Torres, que realça que «esta benção é importante para pedir proteção para os animais, verdadeiros amigos do Homem, sensibilizando para a importância dos bons tratos».