twitter

Empresa de Braga levou apenas nove dias para construir residência estudantil em Valença

Fotografia Grupo Casais

Redação

Publicado em 30 de julho de 2024, às 19:33

Investimento de 2 milhões de euros

O Grupo Casais, empresa com sede em Mire de Tibães, concluiu a montagem da estrutura de um edifício que será uma residência para estudantes em Valença em apenas nove dias.

O local vai receber estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de  Viana do Castelo (IPVC), naquele concelho do Alto Minho.

“Os desafios do Grupo Casais assentaram na mudança de paradigma da construção e na recetividade face a este modelo construtivo, que permitiu uma construção mais sustentável, célere, menos poluente e que representa também menos riscos de segurança para os colaboradores. O sistema implementado nesta construção reduziu para metade o tempo de desenvolvimento face ao modelo tradicional de construção”, segundo explica a empresa em comunicado.

O Grupo Casais explica que o projeto, desenvolvido com base no sistema híbrido CREE Buildings, consiste numa solução de madeira e betão, mais sustentável comparativamente com o modelo tradicional, através da construção industrializada.

“A residência universitária de Valença é a primeira obra deste sistema de industrialização que fazemos num projeto público, onde estamos certos de que trará um impacto muito positivo para a comunidade. Estamos muito orgulhosos pelo desenvolvimento deste ambicioso projecto que responde a uma necessidade emergente da nossa sociedade, que é a habitação estudantil”, disse António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

A construção resulta de um investimento de 2 milhões de euros, e estará disponível para receber estudantes a partir do segundo semestre do ano letivo 2024/2025.