A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado viu aprovada a candidatura do projeto “Cávado Qualifica 2030 – Plano de Formação Intermunicipal do Cávado”, apresentada em copromoção com a TecMinho, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-80 – Competências e Qualificações na Administração Local (IT).
Com um investimento global de 1.024.115,29 €, cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu+, o projeto prevê a realização de 104 ações formativas entre 2025 e 2029, abrangendo o universo municipal de trabalhadores dos seis municípios que integram a NUT III Cávado.
São destinatários elegíveis os trabalhadores no exercício de funções públicas afetos a entidades da administração local, bem como os titulares de cargos públicos e outros colaboradores que desempenhem funções com reporte funcional às entidades da administração local, nomeadamente prestadores de serviços.
A CIM Cávado tem vindo, nos últimos anos, a implementar Planos de Formação Intermunicipais que se tornaram referência a nível regional e nacional. Estes planos têm permitido melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços municipais, potenciar a profissionalização das funções públicas, otimizar recursos e concretizar economias de escala.
O Cávado Qualifica 2030 reforça este caminho, respondendo às atuais exigências da modernização administrativa e às transformações sociais e digitais em curso. O plano resulta de um diagnóstico participado, construído em estreita colaboração com os municípios e o Grupo de Coordenação da Formação Intermunicipal, desde a identificação das necessidades até à validação das ações.
O programa incidirá em áreas estratégicas como educação e inovação social, ambiente e proteção civil, bibliotecas, informática e competências digitais, direito, desenvolvimento humano, gestão e organização de serviços, modernização administrativa, cultura, turismo e línguas.
Para o Secretário Executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, a aprovação da candidatura representa “um passo decisivo na valorização do capital humano da Administração Local”: “O Cávado Qualifica 2030 não é apenas um plano de formação, é uma estratégia de desenvolvimento territorial. Ao capacitar os trabalhadores municipais, estamos a reforçar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, a promover a inovação e a preparar os nossos municípios para os grandes desafios da transição digital, das alterações climáticas e da coesão social.”