twitter

ProChild CoLAB recebeu Prémio Direitos Humanos 2023 da Assembleia da República

ProChild CoLAB recebeu Prémio Direitos Humanos 2023 da Assembleia da República
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 14 de dezembro de 2023, às 16:56

O reitor da UMinho acompanhou entrega do prémio à direção do ProChild.

O ProChild CoLab Against Poverty and Social Exclusion (ProChild CoLAB) recebeu esta quarta-feira, na Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos 2023. O prémio foi recebido pela presidente da direção do ProChild e professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), Isabel Soares, e acompanhada pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

A distinção, atribuído ex-aequo a outra organização que tem trabalhado na área da proteção das crianças, a Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos, reconheceu o trabalho do ProChild no combate à pobreza e exclusão social na infância e de contributo para políticas públicas de defesa dos direitos das crianças, através de uma abordagem científica transdisciplinar e de articulação com vários parceiros dos setores público e privado.

Na cerimónia foi ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa. O coordenador do Grupo de Investigação Histórica desta Comissão, Francisco Azevedo Mendes, professor do Instituto de Ciências Sociais da UMinho e investigador do Lab2PT, também esteve presente no momento desta distinção.

O Prémio Direitos Humanos foi instituído em 1998, quando a Assembleia da República, na celebração do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovou uma resolução que instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos. A partir do ano seguinte determinou-se que o Prémio seria anualmente atribuído a uma organização não governamental, ou personalidade, que viesse a distinguir-se na defesa dos direitos humanos.

O ProChild CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como Laboratório Colaborativo desde novembro de 2018. O ProChild CoLAB assume como missão o combate à pobreza e exclusão social na infância procurando gerar valor económico e social e sendo o seu principal fator diferenciador a abordagem científica transdisciplinar e holística, assente na aliança entre a intervenção social e a inovação tecnológica.