twitter

UMinho debate desafios da investigação doutoral na era da inteligência artificial

Fotografia DR

Redação

Publicado em 18 de outubro de 2023, às 14:56

Seminário do Departamento de Sociologia conta a 20 de outubro com Lígia Ferro, Helena Machado e Inga Ulnicane, entre outros

Os desafios da investigação doutoral e a inteligência artificial são o tema do seminário inaugural do doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho, que vai acontecer  na próxima sexta-feira, 20 de outubro, no anfiteatro multimédia do Instituto de Educação, no campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

A sessão de abertura, arranca às 14h00, conta pela UMinho com o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, o diretor do Departamento de Sociologia, Fernando Bessa, e a diretora do programa doutoral em Sociologia, Emília Araújo.

A partir das 14h30, juntam-se ao debate a presidente da Associação Europeia de Sociologia, Lígia Ferro, e a coordenadora do Conselho Científico de Artes, Humanidades e Ciências Sociais da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Machado.

A professora Inga Ulnicane, da Universidade de Montfort (Reino Unido) e uma referência no ensino e pesquisa sobre ciência, tecnologia e inovação, entra a seguir, para falar sobre o tema “Sociologia na era da inteligência artificial”. Segue-se a apresentação da rede de investigação “AIDA” (Inteligência Artificial, Dados e Algoritmos). Prevê-se ainda, às 17h00, um encontro com (ex-)estudantes e docentes do doutoramento em Sociologia e representantes de outras entidades, destinado a apresentar aquele curso e as suas principais realizações.

Por vivermos numa era caracterizada pela rapidez impulsionada pelo crescente uso de tecnologias na pesquisa científica, torna-se essencial identificar os novos contornos que se impõem neste processo durante os próximos anos, em particular na sociologia. Este seminário visa, assim, analisar as implicações da definição e abrangência da inteligência artificial, nomeadamente no que diz respeito à geração, tratamento e utilização de dados. 

A iniciativa conta com apoio da FCT e do programa “Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano.