A X edição do Vinho Verde Fest foi inaugurada, ontem, na Avenida Central, em Braga, onde decorre até amanhã, com a participação de 31 produtores de Vinho Verde e 12 expositores de “street food”.
Este evento, organizado pelo Município e pela Associação Empresarial de Braga, visa promover os vinhos e respetivos produtores da região minhota.
Este ano, o certame conta com uma novidade fora da região dos vinhos verdes: o Município de S.João da Pesqueira marca presença nesta edição, com o intuito de promover uma região diferente.
O presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, acredita que, no futuro, se possa promover a região dos Vinhos Verdes em feiras da zona do Douro ou Alentejo, que seja uma partilha de conhecimento, onde se valorizem não só os Vinhos Verdes como os de outras regiões. Apesar do forte calor presente na edição de 2022, foram cerca de 50 mil as pessoas a visitarem o certame. Com temperaturas mais frescas, este fim de semana, a organização espera superar o número de visitantes da edição do ano anterior.
Para além da prova de vinhos, quem quiser pode também levá-los para casa.
Há também gastronomia à mistura, para que todos possam usufruir desta X edição do Vinho Verde Fest, tanto os graúdos como os mais pequenos. Existe ainda um programa de animação paralelo, que promete atrair visitantes ao evento.
O copo oficial que pode ser reutilizado tem um custo de 2 euros e as senhas vínicas 1 euro, podendo o preço da prova variar consoante o produtor.
A entrada é livre. Hoje, o festival decorre entre as 18h00 e as 02h00. Já no domingo, abre às 16h00 e os vinhos são servidos até à meia noite.