twitter

Pedalar à chuva e ao frio é possível?

Chegada esta altura do ano, muita gente me pergunta: "Agora que está a chegar o tempo chuvoso e frio já não andas de bicicleta, pais não?". A minha resposta imediata é: "Ando sim, porque não?".

E este deveria ser o nosso pensamento: Porque não pedalamos no inverno tal como pedalamos no verão? 

Há imensos mitos sobre este tema que quero desmistificar e até ajudar a arranjar soluções:

Visto um bom impermeável, ajuda-nos a ficar secos;

Uso galochas até aos joelhos que, complementadas com o impermeável, ajudam os membros inferiores a ficar secos;

Capacete com o capucho do impermeável por cima, ajudam a cabeça a ficar seca;

Chegada ao trabalho, tento ter um sítio onde me possa trocar: pendurar o impermeável e trocar o calçado. Depois disto, estou pronta para o meu dia de trabalho.

Aconselho que experimentem esta rotina num dia com pouca chuva, pois só criando este hábito é que ficam mais confiantes para andar todo o inverno com mau tempo.

Mas há sempre aquelas pessoas que perguntam: "Porquê andar de bicicleta em dias de chuva se posso andar de carro?"

É nos dias de chuva que me dá mais gozo andar de bicicleta, pois o trânsito está ainda mais caótico e as pessoas mais mal-humoradas. Andar na natureza sempre foi das coisas que mais gostei, e estar debaixo de chuva numa cidade é o mais parecido que encontro. Chego ao trabalho ativa, animada e contente por passar pelo trânsito a cantarolar. E principalmente, chego ao trabalho a horas e seca.

Gosto ainda mais daqueles dias de inverno frios, gélidos, mas com um sol magnífico. Nesses dias dá-me um gozo extra pedalar: apreciar o dia a nascer, a neblina a espreitar, a geada no Jardim de Santa Bárbara ou as fontes com gelo. Nestes dias ainda mais gelados, basta um agasalho mais quentinho, luvas e gorro para fazermos o nosso trajeto. 

Nos países do norte da Europa existe um velho ditado que diz: "Não há mau tempo, apenas mau equipamento". O que significa que eles estão habituados a ajustar as suas roupas ao tempo que se faz sentir: usar impermeável para a chuva, casacos para o frio, luvas e calçado mais confortável. Quando estudei na Holanda (agora Países Baixos) era comum até ver pessoas a usar um simples guarda chuva enquanto pedalavam. Deveríamos olhar para estes exemplos e pensar: “Se eles com tanto frio e chuva usam a bicicleta como meio de transporte principal, porque é que nós não podemos fazer o mesmo?”. Não deveríamos seguir estes bons exemplos?

No entanto, se em dias normais os ciclistas têm de ter cuidado, em dias chuvosos o cuidado deve ser redobrado. O piso está mais escorregadio, principalmente as tampas de esgoto metálicas, as faixas brancas das passadeiras e o paralelo, pelo que temos de ter atenção extra quando passamos nestas zonas. Temos também de garantir uma boa visibilidade, tendo em atenção a velha máxima “ver e ser visto”: usar roupa refletora e luzes na bicicleta para sermos vistos, e olhar nos olhos dos condutores para ter a certeza de que nos vêm num cruzamento, por exemplo. 

E vocês, já pedalaram em dias de chuva? Conseguiram tirar proveito dos dias frios e apreciar nossa cidade?

Rita Rodrigues

Rita Rodrigues

6 dezembro 2025