Está disponível desde hoje uma nova funcionalidade dos Transportes Urbanos de Braga (TUB). Através da aplicação móvel da empresa, e comodamente a partir de qualquer lugar, é possível carregar a “carteira” e comprar bilhete que depois é validado no interior do veículo através de um QR Code.
Através desta nova funcionalidade, o passageiro poderá começar a viagem lendo o QR Code junto do motorista, sendo automaticamente identificado o autocarro, a linha, a hora e o local de partida. No final do percurso, o utilizador termina a viagem na aplicação dos TUB, que determina o ponto de saída e calcula automaticamente o valor a pagar, com base no trajeto feito e tendo em consideração situações de transbordo, caso existam.
O bilhete, em formato digital, fica imediatamente disponível na aplicação e o respetivo recibo é enviado por email.
De referir que na ‘app’ pode ser consultado histórico de viagens e os respetivos pagamentos, e que a carteira digital permite pagamentos através de Apple Pay, Google Pay, MB Way e cartões bancários.
No lançamento desta nova ferramenta, que já se encontra disponível, o presidente da Câmara Municipal de Braga deu nota de que se trata de «um passo no caminho de facilitação da prestação de serviço, quer do ponto de vista dos TUB, quer do ponto de vista do cidadão que utiliza o transporte público e sobretudo para aqueles que ainda não utilizam e que nós queremos que venham a utilizar».
João Rodrigues aproveitou o momento para fazer o registo e experimentar a ‘app’. «Fiz agora mesmo o registo e, se calhar em menos de um minuto, tenho o título pronto a ser validado», disse, dando nota da evolução que os TUB têm feito no sentido de tornarem cada vez mais fácil e cómodo o acesso dos utilizadores aos autocarros.
«Tínhamos seis postos de venda há uns anos atrás, e de repente passamos todos a ter o bilhete nas nossas mãos. Sabemos que nem todos os cidadãos utilizam as tecnologias nos mesmos termos e, portanto, os termos tradicionais de venda de títulos mantêm-se, mas eu acho que a grande mensagem a passar aqui é que nós queremos que o transporte público seja cada vez mais cómodo, mais fácil de utilizar e mais seguro», vincou.