twitter

D. José Cordeiro desafia a impulsionar evangelização em encontro mariano no Sameiro

Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 11 de outubro de 2025, às 18:56

Cripta acolheu peregrinação dos Oratórios do Imaculado Coração de Maria da região

O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, presidiu hoje à peregrinação regional anual dos Oratórios do Imaculado Coração de Maria ao Santuário do Sameiro, num encontro marcado por profunda devoção mariana e expressiva presença de fiéis provenientes de várias dioceses. 

A celebração teve lugar na Cripta e iniciou-se com a Solene Coroação de Nossa Senhora, um momento de especial simbolismo em que a Virgem foi saudada com três vivas e a proclamação “Vinde, Ó Mãe”, após um cortejo com o toque das trombetas dos Arautos do Evangelho, Associação de Direito Pontifício à qual pertence o Apostolado dos Oratórios.

Seguiu-se a Recitação do Terço e a celebração da Eucaristia, culminando o encontro com a renovação da Consagração a Nossa Senhora.

O Arcebispo de Braga saudou todos os membros do Apostolado dos Oratórios e desafiou a que, na continuidade da peregrinação deste Ano Santo Jubilar da Esperança, sejam «verdadeiramente arautos do Evangelho, na comunhão com Cristo e com a Igreja». 

«Sejamos todos mensageiros, sejamos todos missionários da Esperança», exortou o prelado, defendendo que é necessário impulsionar a Evangelização, levar Jesus a todos e todos a Jesus, para que ninguém fique para trás.

«As espiritualidades e devoções são muitas, mas todas têm que convergir para a única espiritualidade do Evangelho, a espiritualidade cristã que na Liturgia e de modo especial na Eucaristia se sintetiza e se concretiza», sustentou.

Na Eucaristia, D. José Cordeiro destacou ainda a particularidade deste dia (11 de outubro) para a Igreja que comemorou os 63 anos do início do Concilio Vaticano II e celebrou a memória de João XXIII.

Nesta celebração, foi também feita memória agradecida de Plínio Corrêa de Oliveira, líder católico leigo que esteve na génese da criação dos Arautos do Evangelho, falecido há 30 anos. 

A celebração uniu-se ainda às intenções do Papa Leão XIV, que pediu uma oração especial pela paz.

O padre Manuel Veiga, dos Arautos do Evangelho referiu que o Santuário do Sameiro continua a ser uma «referência significativa» para este Apostolado, razão pela qual realiza todos os anos este encontro regional, um momento especial para dar graças a Nossa Senhora.

«É um momento muito especial. As pessoas saem deste encontro muito contentes, muito animadas e dispostas a levar e a difundir o oratório sob a orientação dos coordenadores», assinalou o sacerdote.

O encontro e peregrinação ao Sameiro realiza-se há cerca de dez anos  e tem vindo a crescer em número de participantes. Este ano contou com fiéis oriundos da Arquidiocese de Braga, bem como de outras dioceses como Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Viseu, muitos deles em excursões  organizadas, além de pequenos grupos paroquiais.

O Apostolado dos Oratórios do Imaculado Coração de Maria consiste em convidar famílias a acolherem, em suas casas, o Oratório durante um dia por mês. Cada Oratório percorre 30 lares, promovendo momentos de oração familiar, nomeadamente a recitação do terço e a consagração a Jesus por meio do Imaculado Coração de Maria.

Segundo o padre Manuel Veiga, o movimento, que sofreu um retrocesso com a pandemia, tem vindo a recuperar e a crescer em Portugal.

«O Apostolado está a crescer», afirmou, destacando o encontro nacional que, todos os anos, congrega  cerca de 9 mil pessoas em Fátima, provenientes de 800 paróquias do país, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.