twitter

Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à chuva

Fotografia

Publicado em 21 de novembro de 2022, às 09:32

O aviso vai prolongar-se até às 15h00.

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão entre os seis, nos quais se incluem Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu, que estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).O aviso vai prolongar-se até às 15h00 desta segunda-feira e depois repete, entre as 9h00 e as 15h00 de terça-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Braga, Viana do Castelo, Castelo Branco, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Aveiro e Coimbra por causa do vento forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas entre as 12h00 e as 18h00 desta segunda-feira.Castelo Branco e Guarda vão estar igualmente com aviso amarelo entre as 15h00 desta segunda-feira e as 9h00 de terça-feira, devido à queda de neve acima dos 1 400 metros, com acumulação de 1 600 metros, que poderá ser de dois centímetros na Torre da Serra da Estrela.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos do Braga, Viana do Castelo, Porto, Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra por causa da agitação marítima. Estão previstas ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 9h00 desta segunda-feira e as 12h00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu muito nublado ou encoberto e períodos de chuva, mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro, «que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde».Há também possibilidade de ocorrência de trovoada e queda ocasional de granizo, na região Norte até meio tarde e queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1 200/1 400 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento moderado de oeste, por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte com rajadas até 95 km/h nas terras altas e neblina temporária até final da manhã.As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro). Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 9ºC, enquanto em Viana do Castelo as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 11ºC.


Autor: Redação/Lusa