Fotografia: Unsplash

Tempo. Semana começa com chuva e possibilidade de trovoada

As previsões para Braga são de uma temperatura máxima de 16ºC e mínima de 9ºC, enquanto Viana do Castelo regista uma máxima de 16ºC e uma mínima de 11ºC.

Diana Carvalho
21 Nov 2022

chuva regressou este sábado e deverá ficar até ao final do mês, com o tempo esta segunda-feira a ficar marcado por precipitação, em especial no Norte e Centro e que será de neve nas terras altas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas, bem como agitação marítima forte.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, nas regiões Norte e Centro, o céu vai apresentar-se muito nublado ou encoberto, «diminuindo gradualmente de nebulosidade, de norte para sul, a partir da tarde». Vão ocorrer ainda períodos de chuva, «mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro, «que poderá ser por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde».

A previsão do tempo aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda ocasional de
granizo, na região Norte até meio tarde, bem como queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela «a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1200/1400 metros de altitude». O vento vai soprar «moderado (20 a 35 km/h) de oeste, por vezes forte (35 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 95 km/h, nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir do meio da manhã». Vai registar-se também neblina temporária até final da manhã.

Quanto ao mar, o IPMA informa que a temperatura do mesmo vai registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, «aumentando gradualmente para quatro a cinco metros» a norte do Cabo Carvoeiro e de noroeste com dois a três metros, «aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros», bem como uma temperatura entre os 17 e os 18º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste com um a 1,5 metros, assim como uma temperatura da água dentro dos 18º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 16º Celsius e uma mínima de 9ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 16ºC, com a mínima a rondar os 11ºC.





Notícias relacionadas


Scroll Up