twitter

Comédias do Minho levam Shakespeare a crianças do Alto Minho

Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 11:28

Estreia sábado, em Vila Nova de Cerveira

Tornar quatro obras clássicas de Shakespeare acessíveis e compreensíveis ao olhar das crianças é o objetivo do projeto pedagógico das Comédias do Minho que se estreia no sábado em Vila Nova de Cerveira, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a estrutura cultural que abrange os municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, explica que “A Tempestade”, “Otelo”, “Ricardo III” e “Conto de Inverno”, de William Shakespeare, são a base da criação “Faz-me Um Resumo”.

Encomendado à encenadora Joana Magalhães, o projeto desenvolvido para crianças do 1.º ciclo estreia-se no sábado, às 11:00, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, numa sessão aberta ao público que antecede quatro dias de apresentações dedicadas às escolas do concelho, entre 24 e 27 de novembro.

Para tornar os clássicos de Shakespeare acessíveis aos mais novos, a produção “recorre à manipulação de objetos, ao jogo cénico e à interação direta com o público, transformando tramas complexas em narrativas claras, divertidas e visualmente apelativas”.

De acordo com as Comédias do Minho, “o espetáculo nasce de uma pergunta simples, mas essencial: como se resume uma história?”.

A partir daí, descreve a estrutura cultural, “levantam-se diferentes questões, como o que escolher contar e o que deixar de fora?”.

Estas e outras interrogações tornam-se no “motor dramatúrgico de uma experiência lúdica e partilhada, em que intérpretes e público exploram juntos diferentes formas de construir e reconstruir narrativas, num universo visual pensado para estimular a imaginação dos mais novos”.

O espetáculo tem a duração de uma hora e, em janeiro de 2026, vai chegar aos municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para famílias e para escolas.

A iniciativa reforça “a missão das Comédias do Minho de aproximar os territórios e os públicos mais jovens das práticas artísticas”.

Fundada em 2003, as Comédias do Minho é uma associação cultural de direito privado que reúne os municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Com uma missão centrada na criação de um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica local, as Comédias do Minho investem em propostas artísticas e pedagógicas de valor participativo e simbólico, envolvendo ativamente as comunidades.

Esta missão concretiza-se através de três eixos interligados: uma companhia de teatro profissional, um projeto pedagógico e um projeto comunitário.